18/10/2019 às 08h00min - Atualizada em 18/10/2019 às 08h00min

Governo realiza o 2º Fórum Paranaense de Turismo Religioso

Evento promovido pela Paraná Turismo acontece nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), em Maringá. Objetivo é fortalecer o segmento

- AEN
O Governo do Estado, por meio da Paraná Turismo, realiza nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), em Maringá, no Noroeste, o 2º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. O objetivo é contribuir para fortalecer e qualificar este segmento, valorizar o patrimônio histórico-cultural e ajudar a aumentar o movimento turístico.
São dois dias de palestras, painéis e visitas técnicas, como city tour católico e inter-religioso. Segundo o presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl, o evento busca congregar os municípios e demais atores do turismo religioso. “É um ensinamento contínuo, todos aprendem e ensinam, além de divulgar ações, potenciais e produtos, constituindo-se num importante instrumento para troca de experiências e conhecimentos”, disse ele.
O público-alvo do evento são os representantes dos municípios integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro, autoridades religiosas, instituições de ensino superior e entidades e iniciativa privada, ligadas ao segmento, além de interessados no assunto.
BOAS PRÁTICAS - O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) e coordenador do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, Pedro Kempe, ressaltou a importância do fórum como aprendizado. “O Fórum serve para aproximar, capacitar e formar, olhando as boas práticas no Paraná neste segmento, que é um dos mais importantes do trade turístico e que vai gerar muitos empregos e desenvolvimento para o Estado”, disse ele.
AÇÕES - Atualmente o Paraná possui 25% de seus atrativos no segmento do turismo religioso. Ele é posicionado como um dos cinco segmentos turísticos mais importantes para o Estado.
Um dos moderadores do evento, o diretor técnico da Paraná Turismo Rafael Andreguetto, falou sobre as ações que estão sendo realizadas nesta gestão do Governo do Estado para fortalecer todo o setor turístico.
Ele citou a criação da TV Turismo e do site Viaje Paraná e o programa Voe Paraná, de expansão de voos regionais. Outra iniciativa de peso são os Jogos de Aventura e Natureza, que misturam esporte e turismo com o objetivo de movimentar a economia paranaense. Os Jogos reúnem 29 modalidades e percorrem 26 municípios do Estado, de ponta a ponta, entre agosto e dezembro.
O diretor de turismo de Maringá, Luís Fernando Neves, qualificou como fundamental o evento na cidade que é uma das mais importantes no turismo religioso do Paraná.
BRASIL - O turismo brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. De acordo com dados do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo (MTur), mais de 17 milhões de brasileiros viajam pelo país, motivados pela religião.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »