17/10/2019 às 08h44min - Atualizada em 17/10/2019 às 08h44min

Desburocratização e reforma ajuda Paraná a atrair investimentos

Afirmação foi feita pelo governador Ratinho Junior a empresários que participam Lidere 2019, em Londrina. Ele destacou medidas que contribuem para bom desempenho da economia do Paraná

- AEN
As medidas do Governo que contribuem para o Paraná atrair investimentos e apresentar desempenho positivo em indicadores como o crescimento da produção industrial e a abertura de empregos, foi tema da palestra do governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesta quarta-feira (16), para empresários de Londrina e região.
Ele participou da abertura do Lidere 2019, evento organizado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e que reúne cerca de mil pessoas.
O governador citou o Programa Descomplica, iniciativa de caráter permanente do Governo do Estado para simplificar a vida dos empreendedores. “O empresariado quer um Estado facilitador, não aquele que atrapalhe a vida de quem quer investir”, afirmou. “O governo quer ser aliado do empreendedor”.
O projeto tem três vertentes: liberação do CNPJ e das autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas, soluções para fechamento de empresas e um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade .
Segundo Ratinho Junior, são medidas que contribuem para gerar emprego e renda e fizeram com que a Junta Comercial zerasse a fila para abertura de empresas.
REFORMA – O governo, disse Ratinho Junior, buscou também atacar pontos nevrálgicos do Estado, enxugando a máquina pública e eliminando burocracias, o que tornou o Paraná mais atrativo para investimentos.
“O Estado sempre teve por característica ser muito moroso. Adotamos medidas para torná-lo mais ágil, com ações rápidas que gerem investimento e desenvolvimento”, disse.
Ele destacou a redução de 28 para 15 o número de secretarias, gerando uma economia anual de R$ 10,6 milhões para o caixa do Governo. Reforçou que o processo já está na segunda fase, agora unificando autarquias com a mesma natureza e finalidade.
DESEMPENHO – O governador disse que o Paraná atraiu cerca de R$ 17 bilhões em investimentos privados nos primeiros nove meses do ano. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, o Paraná criou 50 mil novos postos de trabalho até agosto. “Emprego é indutor direto do desenvolvimento”, disse Ratinho Junior.
INDÚSTRIAS – A somatória de ações e esforços, segundo governador, fez com que o Paraná fechasse os oito primeiros meses do ano como o Estado com maior índice de crescimento na produção industrial do País.
O acumulado no período foi de 6,5%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Isso é crescimento chinês, muito acima da média nacional, o que demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou.
LIDERE – O Lidere é considerado o maior encontro empresarial de Londrina e região. Tem como objetivo preparar empresários e empreendedores para um cenário competitivo e dinâmico. O evento deste ano conta com 1.000 participantes, 24 horas de conteúdo, 20 expositores, quatro trilhas de conteúdo e 16 palestrantes, além de cerca de 70 empresas que vão participar da Rodada de Negócios. O Lidere 2019 termina nesta quinta-feira (17).
PRESENÇAS – Acompanharam a palestra o secretário da Saúde, Beto Preto; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o deputado federal Boca Aberta; os deputados estaduais Tiago Amaral e Cobra Repórter, além de lideranças empresariais da região de Londrina.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »