16/10/2019 às 08h29min - Atualizada em 16/10/2019 às 08h29min

Alimentos que prendem e soltam o intestino

Veja a seguir uma lista dos melhores alimentos que você pode comer ou dar para o bebê quando o intestino não está funcionando bem

- BABYCENTER BRASIL
Alimentos que prendem - Arroz
Para crianças menores, você pode até aproveitar algumas colheres da água de cozimento do arroz para misturar a outros ingredientes de uma sopinha, por exemplo. Evite arroz integral nestes casos, pois ele é rico em fibras e faz o intestino funcionar ainda mais.
Alimentos que prendem - Mandioca
A brasileiríssima mandioca é versátil e pode ser consumida tanto em pratos principais como em acompanhamentos. Veja uma sugestão de receita para dias de diarreia.
Alimentos que prendem - Batata
Quer conhecer algumas receitas básicas de sopa com batata para fazer para o bebê? Adulto também pode comer!
Alimentos que prendem - Pães
Pães feitos com farinhas integrais têm maior concentração de fibras, portanto tendem a soltar o intestino. Os pães de farinha branca é que podem colaborar em caso de intestino solto, desde que não haja intolerância a glúten.
Alimentos que prendem - Banana-maçã
Além de ser um dos maiores quebra-galhos do dia a dia, a banana-maçã é recomendada para quando for à hora de retomar a alimentação após vômitos ou desidratação.
Alimentos que prendem - Maçã
Assim como a banana-maçã, a maçã também é uma ótima fruta para reintroduzir a alimentação após algum mal-estar. Pode ser consumida, sem casca, tanto raspada como em pedaços. Cozida ou em forma de purê também fica ótima.
Alimentos que prendem - Pera
Fazer uma papinha ou purê de pera em casa é muito fácil. Veja também um vídeo sobre como assar alimentos para preparar a comida do bebê.
Alimentos que prendem - Caju
Comum em certas regiões do Brasil, o caju é uma opção que prende o intestino e pode ser consumido de duas formas: a fruta ou o suco. Por ser gordurosa, é melhor não comer a parte da castanha, que pode soltar o intestino.
Alimentos que prendem - Goiaba
A goiaba é também uma boa aliada contra diarreia. Só não pode esquecer de abrir primeiro para ter certeza de que não nenhum bichinho dentro. Dica: corte em pedaços e leve ao fogo com um pouco de água. Quando estiver bem cozida, passe na peneira para tirar as sementes. Fica um creme delicioso.
Alimentos que prendem - Limão
Nada como uma limonada bem geladinha (e não muito doce) para a fase de recuperação de problemas intestinais e vômito.
Alimentos que soltam - Ameixa
Ameixa preta é um "clássico" para ajudar com a prisão de ventre. A própria água em que se cozinham as ameixas pode ser misturada a outros alimentos e já tem efeito laxativo.
Além da ameixa, outras frutas secas como uva passa, damasco e figo são excelentes aliadas de quem tem o intestino preso.
Alimentos que soltam - Produtos integrais
Os alimentos integrais, ricos em fibras, são os maiores colaboradores do bom funcionamento dos intestinos. Sementes como linhaça, chia e gergelim também ajudam bastante o intestino.
Alimentos que soltam - Aveia
A aveia é um cereal cheio de propriedades, além de ser bem versátil na cozinha. Confira uma receita de biscoitinho de aveia fácil de fazer e delicioso.
Alimentos que soltam - Mamão
A vantagem do mamão é que é doce e bem molinho, portanto costuma ser bem aceito por bebês e crianças de todas as idades. Você pode também preparar uma vitamina de mamão com outras frutas.
Alimentos que soltam - Laranja
Suco de laranja-lima é um dos primeiros da fila na introdução de outros alimentos aos bebês. Isso porque é suave, doce e ótimo para auxiliar na digestão.
Alimentos que soltam - Iogurte
Com a opção hoje em dia de iogurtes mais naturais, você pode até comprar um bem neutro e depois misturar a uma calda de ameixa ou outra das frutas que soltam o intestino.
Alimentos que soltam - Azeite
Aproveite para acrescentar uma colher de azeite na sopa do bebê. Comida de criança tem que ter gosto bom e pode ser temperada.
Alimentos que soltam - Óleo de coco
O óleo de coco pode ser usado na preparação de qualquer alimento sem que fique com gosto. Ou seja, você pode acrescentar a um prato salgado ou até a um suco de frutas.
Alimentos que soltam - Abacate
O abacate é uma fruta das mais completas, cheio de vitaminas e fibras que ajudam a funcionar o intestino. Já sabe fazer creme de abacate?
Alimentos que soltam - Chocolate
Chocolate pode até ajudar o intestino preso, mas ele não é remédio e muito menos o alimento ideal para crianças pequenas. Saiba por que chocolate deve ser evitado no primeiro ano de vida.
Alimentos que dão gases - Feijão
Aqui é preciso ter muita cautela, porque às vezes um alimento "famoso por dar gases" pode simplesmente ser preparado de modo diferente ou combinado com outra coisa. O feijão, por exemplo, deve ser deixado de molho e remolho, com troca de água, antes de cozinhar.
Alimentos que dão gases - Repolho
Outro vilão da turma dos gases, o repolho às vezes cai melhor cozido do que cru.
Alimentos que dão gases - Brócolis e couve-flor
Essa dupla é tão saudável e cheia de nutrientes bons para o corpo que fica difícil abrir mão. Antes de eliminar da dieta, faça uma observação para ver se melhora ou piora os gases dependendo do horário do dia em que come ou com o que acompanha.
Além disso, o ideal é deixar a panela aberta nos primeiros minutos de cozimento, para eliminar algumas das substâncias responsáveis pela formação de gases
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »