15/10/2019 às 09h29min - Atualizada em 15/10/2019 às 09h29min

Tecpar integra serviço gratuito de orientação a empreendedores

Como membro do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, o Tecpar coloca à disposição de empreendedores, micro e pequenos empresários seus especialistas em gestão da informação para responder as mais diversas dúvidas

- AEN
Empreendedores, micro e pequenos empresários que precisam de informações técnicas para abrir, ampliar ou aprimorar seus negócios podem solicitar o apoio do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT).
Trata-se de um atendimento especializado, pela internet, que fornece gratuitamente informações sobre questões técnicas dos negócios a pessoas físicas e jurídicas.
O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) é integrante deste serviço, que conta, ao todo, com nove instituições de pesquisa apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Como membro do SBRT, o Tecpar coloca à disposição seus especialistas em gestão da informação para responder as mais diversas dúvidas. O instituto é responsável pelo atendimento de clientes dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, e também atende demandas de usuários que vivem fora do país.
O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o instituto conta com profissionais qualificados e experientes para oferecer apoio em questões técnicas, como processos de fabricação, melhorias de produto e matérias-primas.
“Este serviço faz parte de uma série de iniciativas do Tecpar para apoiar a inovação e o desenvolvimento de novos negócios no Paraná”, diz Jorge Callado. Segundo ele, é uma forma de fazer com que o conhecimento produzido no instituto retorne para a sociedade e contribua para a geração de renda e de novos empregos.
RESPOSTAS TÉCNICAS – De acordo com o gerente do Tecpar Informação, Rogério Oliveira, as respostas e dossiês técnicos produzidos pelo SBRT formam um banco de conhecimento de acesso público e em constante atualização. Atualmente o banco de informações do Serviço conta com mais de 33 mil respostas técnicas.
“Uma vez registradas no banco de conhecimento, as informações podem ser acessadas por outros interessados, além do cliente que apresentou a solicitação. Podem, ainda, orientar novas demandas mais pontuais ou complementares”, explica Oliveira.
Segundo ele, tendo em vista as constantes mudanças tecnológicas e legislativas, a equipe técnica que atende ao SBRT está desenvolvendo um minucioso processo de atualização das respostas disponíveis no site. Para ter acesso ao banco de informação, basta se cadastrar no portal www.respostatecnica.org.br e registrar o pedido de informação.
AMPARO TÉCNICO - Proprietário de uma pequena empresa no segmento de produtos naturais em Curitiba, o empresário Zena Muniz utiliza o SBRT há quatro anos. Ele diz que as informações recebidas ajudam a complementar e enriquecer o rótulo das embalagens, trazendo mais credibilidade aos seus produtos. Além disso, os dados técnicos também ajudam na fabricação de novos produtos.
“É um guia muito importante que nos dá um respaldo excelente, já que muitas vezes não temos tecnologia nem conhecimento técnico para melhorar nossos produtos. Indico para quem está procurando conhecimento para agregar valor ao seu produto e ter um diferencial”, afirma o empresário.
O serviço também é utilizado como fonte de informação para quem trabalha apoiando novos empreendedores. Em Francisco Beltrão, região sudoeste do Estado, o estagiário do SEBRAE-PR, Luís Phellipe Pereira da Silva, aprendeu a usar SBRT com os colegas de trabalho. “É muito útil. Acesso o site há mais ou menos um ano, e sempre me ajuda quando preciso ter informações gerais sobre determinado produto ou serviço”, afirmou.
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