10/10/2019 às 14h21min - Atualizada em 10/10/2019 às 14h21min

Etanol aditivado promete limpar motor, mas vantagens são poucas; entenda

uol.com.br - Vitor Matsubara
Etanol aditivado não é comercializado por todas as bandeiras - Imagem: Divulgação
Se você costuma abastecer seu carro com etanol talvez já tenha ouvido falar do etanol aditivado. As bandeiras de combustíveis que oferecem esta variação prometem inúmeras vantagens, como lubrificação e redução do atrito entre as peças.
 
"O etanol aditivado lubrifica várias partes do motor e limpa resíduos no bico injetor, que são gerados por conta do trânsito de lubrificantes no motor. O combustível também contém anticorrosivo, que protege as partes metálicas do motor por onde o combustível passa, como a bomba, os bicos injetores e os anéis. Como o etanol comum não consegue remover os depósitos de resíduos dos circuitos de lubrificação e de combustão, daí a necessidade dos aditivos", afirma Gilberto Pose, coordenador técnico de combustíveis da Raízen, empresa licenciada pela Shell - fabricante do V-Power Etanol.
 
Precisa mesmo?
Os aditivos realmente podem ajudar a proteger o motor, e essa ajuda é muito bem-vinda no caso da gasolina.
 
Só que no caso do etanol não há necessidade de uma proteção extra, até porque o combustível derivado da cana-de-açúcar é muito menos nocivo.
 
É o que diz Erwin Fanieck, engenheiro mecânico e especialista em powertrain da SAE Brasil.
 
"O etanol é um combustível muito mais nobre (do que a gasolina) e não precisa de aditivo nenhum. Normalmente aditivos são acrescentados na fórmula dos combustíveis para ajudar a combater alguns problemas no motor e protegê-lo. Só que dentro de sua especificação ideal o etanol é um combustível perfeito e não gera resíduos", conta.
 
Importante lembrar que o etanol aditivado costuma ser mais caro do que o mesmo combustível "comum", embora a diferença de preços varie de acordo com a política de preços praticada pelo estabelecimento.
 
Outro detalhe é que a única diferença entre o etanol comum e o aditivado está justamente na presença destes aditivos. Como o número de octanas é o mesmo, não há ganho de potência no veículo.

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