10/10/2019 às 13h23min - Atualizada em 10/10/2019 às 13h23min

Departamento de Meio Ambiente de Siqueira Campos, COPEL e ASMAC estão dando sequência ao projeto de arborização

Isaele Machado - JCN
Divulgação
Durante a última terça-feira (08) o Departamento Municipal de Meio Ambiente de Siqueira Campos em parceria com a COPEL deu sequência ao projeto de arborização da cidade.

De acordo com informações foram plantadas mais de 20 Cerejeiras do Japão na Rua Nossa Senhora de Fátima, o projeto tem apoio da Associação Siqueirense de Meio Ambiente e Cidadania – ASMAC.

Em atividade desde fevereiro deste ano, a ASMAC influenciou e desenvolveu vários projetos no município, aconteceram eventos durante a Semana do Meio Ambiente, Dia da Árvore, foram plantadas 49 árvores na área urbana com apoio da COPEL.

De acordo com a Presidente da Associação – Simone da Silva Carneiro de Melo Carvalho, atualmente 25 pessoas fazem parte do projeto.

As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos.

Confira cinco motivos para aderir ao plantio de árvores
1. Aquecimento global - Uma árvore pode durar aproximadamente 4800 anos e em apenas em um ano, inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas, durante 12 meses. O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas “sequestram” o CO2 (dióxido de carbono) e refrescam a atmosfera.

2. Desertificação - As árvores estabilizam o solo nas zonas áridas e podem evitar que o vento leve embora a camada superior com nutrientes, prevenindo a desertificação.

3. Água - Regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram. Além disso, as raízes reforçam os solos e as folhas dispersam o fluxo da água. Um ambiente florestado faz com que a chuva não caia torrencialmente, assim a água penetra no solo e abastece rios e córregos.

4. Comunidades - As árvores e outras formas de vegetação protegem e dão força à vida comunitária. Elas fornecem produtos comerciais, alimento, fibras, resinas e frutos e garantem a vida de milhares de agricultores em suas comunidades.

5. Qualidade de vida - Elas também garantem a descontaminação da atmosfera, nutrição para plantações e oferecem sombra. Considere que muitas cidades recebem indicações de “melhor lugar para se viver” devido à grande quantidade de ruas e locais arborizados.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »