10/10/2019 às 13h21min - Atualizada em 10/10/2019 às 13h21min

Grupo de Capoeira Caminhadô de Siqueira Campos ganha destaque no estado de São Paulo

Isaele Machado - JCN
Divulgação
Durante o final de semana o Grupo de Capoeira Caminhadô esteve em Itatinga – SP, onde participaram de um torneio. Os capoeiristas foram bem colocados, segundo o professor Wodayr José Ribeiro, tiveram excelentes resultados, sendo que quatro alunos participaram, dois conquistaram o primeiro lugar (Roxinha e Mikaella), um aluno o segundo lugar e o outro quarto lugar. O grupo vem sendo destaque tanto no Paraná como em outros estados, com isso o município de Siqueira Campos está ganhando notoriedade.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Ela foi desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos como esperança de liberdade e de sobrevivência, uma ferramenta para que o negro foragido, totalmente desequipado, pudesse sobreviver fora dos quilombos.
Uma arte marcial caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, como chutes, rasteiras e acrobacias e uma característica distinta: a musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »