10/10/2019 às 13h19min - Atualizada em 10/10/2019 às 13h19min

Secretaria de Saúde de Siqueira Campos realizará o evento Paraná Rosa

Isaele Machado - JCN
Divulgação
Neste ano, as ações de prevenção e promoção do cuidado integral da saúde das mulheres serão levadas a 43 municípios. Elas fazem parte da campanha Paraná Rosa, lançada na terça-feira (1º), no Palácio Iguaçu, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pela primeira-dama Luciana Saito Massa.
Em Siqueira Campos a Secretaria Municipal de Saúde realizará o evento Paraná Rosa no próximo dia 13 de Outubro, a partir das 13h00 no Pavilhão do Santuário.
Na oportunidade serão realizadas várias atividades voltadas às mulheres siqueirenses. As pessoas que quiserem doar cabelos, profissionais de beleza farão os cortes gratuitos, os cabelos serão encaminhados para o Hospital do Câncer.
De acordo com as enfermeiras Cibeli Ribeiro e Silmara Cristina, todos os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) trabalharão no evento, onde serão agendados exames como mamografia e preventivo, a enfermeira Viviane Queiroz irá realizar o autoexame. Mulheres que tiveram câncer de mama irão contar sobre a trajetória para vencer a doença, além disso, palestras serão realizadas.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018 o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos.
O número de óbitos em decorrência da doença alcançou 1.012 mulheres no Paraná no ano passado. Até de junho deste ano, o Estado realizou 144.409 mamografias e 295.676 exames preventivos de colo de útero. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 179 mamógrafos SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »