19/07/2018 às 12h29min - Atualizada em 19/07/2018 às 12h37min

Trump acusa UE de se aproveitar dos EUA por multa imposta ao Google.

Google foi multado em 4,34 bilhões de euros por abuso de posição de liderança do seu sistema operacional para smartphones e tablets, o Android.

G1

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta quinta-feira (19) a multa aplicada pela União Europeia ao Google, acusando o bloco europeu de "se aproveitar" do seu país.

"Eu disse a vocês! A União Europeia acaba de aplicar uma multa de 5 bilhões de dólares a uma de nossas grandes empresas, Google. Eles realmente se aproveitaram dos Estados Unidos, mas não por muito tempo!", disse no Twitter.



 

A União Europeia (UE) anunciou na véspera uma multa recorde de 4,34 bilhões de euros (cerca de R$ 19,5 bilhões) contra o Google por violação das regras de livre concorrência. A empresa é acusada de abusar da posição de liderança do seu sistema operacional para smartphones e tablets, o Android, com o objetivo de garantir a hegemonia de seu serviço de busca on-line.

A Comissão Europeia determinou ao gigante americano de tecnologia que "ponha fim às suas práticas ilegais nos próximos 90 dias", sob pena de novas multas, "que podem ir a até 5% da média mundial do volume de negócios diário da Alphabet", a empresa-mãe do Google.

A UE também rejeitou os argumentos do Google, que citou a Apple como concorrente dos dispositivos Android, dizendo que a criadora do iPhone não garante uma competição por causa dos preços elevados que cobra e dos custos de troca de plataforma incorridos pelos usuários.

Trata-se da maior multa já imposta pelas autoridades antitruste da União Europeia. O Android é o líder de mercado e é usado em cerca de 80% dos smartphones em todo o mundo.

 

O Google anunciou que irá recorrer na justiça contra a multa imposta pelo órgão europeu.



UE anuncia multa recorde de 4,3 bilhões de euros ao Google por Android (Foto: Charles Platiau/Reuters)
 

A comissária de defesa da concorrência da UE, Margrethe Vestager, negou que a disputa comercial tenha relação com a decisão da multa contra o Google. Ela disse gostar bastante dos Estados Unidos, rebatendo comentários do presidente norte-americano Donald Trump, de que ela "odeia" os EUA.
"O fato é que isso não tem nada a ver como eu me sinto. Nada a ver. Estamos apenas aplciando a lei de defesa da concorrência, fazemos isso no mundo e não fazemos com base em contexto político", afirmou a comissária.
Na próxima quarta-feira, o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, viaja para Washington para tentar desativar o conflito comercial com um presidente americano disposto a aumentar as tarifas sobre os veículos europeus.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »