18/07/2018 às 11h08min - Atualizada em 18/07/2018 às 11h13min

Policiais acusados de matar suspeitos de assalto no bairro Umbará, em 2013, enfrentam júri popular em Curitiba.

Julgamento ocorre a partir das 9h30 de quinta-feira (19). Eles respondem por triplo homicídio qualificado e fraude processual.

G1 PR e RPC Curitiba
Os cinco policiais acusados de matar três jovens suspeitos de um assalto em outubro de 2013, no bairro Umbará, em Curitiba, enfrentam o júri popular a partir das 9h30 de quinta-feira (19). José Eleutério da Rocha, Vagner de Oliveira Moro, Clério Carneiro, Silvestre de Oliveira Lopes e Élinson Chitiko respondem em liberdade por triplo homicídio qualificado e por fraude processual. O advogado dos réus, Eduardo Milléo, diz que não há dúvida de que os policiais militares agiram bem. "Atiram para responder ao fogo feito pelos três marginais, que, momentos antes, assaltaram um casal e, armados, resistiram à ação da polícia", disse.
A denúncia
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR), no dia 19 de outubro de 2013, por volta das 4h30, três ladrões armados assaltaram uma casa na Rua Waldomira Zortela, no bairro Umbará, de onde roubaram um carro e outros bens. Na fuga, entretanto, de acordo com a denúncia, o carro roubado bateu na Rua José Chimanski, próximo ao local do roubo. Ali, o veículo foi abandonado. A polícia foi acionada e fez buscas na região. Foi, então, que eles abordaram três jovens: de 16, 17 e 25 anos. Para os policiais, os três eram os responsáveis pelo assalto a casa, conforme o Ministério Público do Paraná. A denúncia relata que os rapazes foram rendidos, revistados, colocados no interior de um carro policial e levados até um matagal. No local, foram baleados no peito e na cabeça. Ao todo, 16 tiros foram disparados. O MP-PR também sustenta que os policiais adulteraram a cena do crime, colocando armas de fogo ao lado das três vítimas para simular que houve um confronto. Ainda conforme o Ministério Público, um dos acusados também inseriu uma informação falsa no Boletim de Ocorrência (B.O), dizendo que os três jovens atiraram contra os policiais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »