12/07/2018 às 09h59min - Atualizada em 12/07/2018 às 09h59min

Fogo se alastra em loteamento em Siqueira Campos e Defesa Civil é acionada

Isaele Machado - JCN
JCN
Por volta das 18h20 de ontem (11) a Defesa Civil de Siqueira Campos foi acionada para atender uma ocorrência de incêndio no loteamento próximo à Vila Barbosa em Siqueira Campos, o fogo se alastrou rapidamente e quase incendiou casas aos arredores, moradores tiveram que conter o fogo até a chegada da Defesa Civil com baldes de água para que não pegasse fogo na residência.
Moradores do local disseram que desconhecem a origem do fogo, porém há suspeita de que tenha iniciado a partir de faíscas de ponta de cigarro.
Populares disseram que o mato estava alto e muito seco virando criadouro de cobras e propício para incêndios.
Com a chegada do tempo seco, aumenta o risco de ter incêndios em vegetação. O que muita gente não sabe é que alguns cuidados podem diminuir a chance de pequenos focos tornarem-se grandes incêndios, provocando a destruição de áreas verdes e trazendo riscos à saúde de quem mora próximo a esses locais.
Algumas dicas para população se prevenir é não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação, apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata, não jogue lixo em lotes e vegetação, as latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e dar origem a queimadas, não solte balões. Além de perigoso, é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais
Ao contrário do que muitos possam pensar, as chamadas “queimadas urbanas”, por menores que sejam, são crimes ambientais passíveis de multas e processos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »