22/06/2018 às 16h30min - Atualizada em 22/06/2018 às 16h30min

Bia Arantes fala sobre sororidade: "É importante que seja difundido com carinho, respeito e empatia"

Em papo com a Glamour, a atriz falou de assédio, enaltecer outras mulheres e até da amizade com Bruna Marquezine

revistaglamour.globo.com – Nathalia Salvado
Bia Arantes* (Foto: Danilo Borges)
Bia Arantes tem feito bastante sucesso como a bruxa Brice em Deus Salve o Rei e tem ganhado o público com sua personagem dúbia e cheia de sensualidade. "Eu me divirto bastante, bem como a equipe. As cenas são muito bacanas e com o acréscimo dos efeitos especiais, tudo ganha um ar diferente e cheio de magia, eu adoro!", contou em entrevista exclusiva para a Glamour.
 
Ativa no Instagram e sempre engajada em discussões sobre feminismo, padrões de beleza e machismo nas artes, Bia não foge na hora de dar suas opiniões e é consciente de seus privilégios. "Se existe um 'padrão' é por um estigma social e que não deve jamais ser confundido com um 'modelo ideal'. A autoaceitação é, inclusive, um dos temas mais importantes a serem difundidos, principalmente, entre jovens. A beleza única do ser exaltada, buscar um equalizador humano, é uma opressão sádica de vida. O bonito mesmo é o diferente, o espontâneo", opinou.
 

Bia Arantes (Foto: Danilo Borges)

Bia Arantes (Foto: Danilo Borges)


Bia Arantes* (Foto: Danilo Borges)
 

"Postei fotos de cara limpa e fiquei surpresa com o retorno das pessoas, não tinha refletido no impacto que isso poderia causar. Eu gosto de postar o que faz eu me sentir bem, estando super maquiada e produzida ou não. As pessoas têm de se preocupar em estarem bem, da forma que se sentirem contentes", contou.
 
No papo, Bia ainda falou sobre assédio, enaltecer outras mulheres, do namoro com Vinícius Redd e da amizade com Bruna Marquezine.
 
Confira a entrevista completa:
 
Como está sendo viver Brice, uma bruxa, em Deus Salve o Rei?
Está sendo uma experiência maravilhosa. Ter a oportunidade de interpretar uma personagem dúbia, instigante, com sensualidade marcante, é um desafio e promove muito aprendizado e crescimento. A Brice é uma personagem que gosto muito.
 

Bia Arantes como Brice (Foto: Instagram/Reprodução)

Bia Arantes como Brice (Foto: Instagram/Reprodução)


Bia Arantes como Brice (Foto: Instagram/Reprodução)
 
Outro dia você postou no Twitter que sofreu um pequeno acidente gravando uma cena de feitiço na novela. O quanto é divertido dar vida a uma bruxa?
Eu me divirto bastante, bem como a equipe. As cenas são muito bacanas e com o acréscimo dos efeitos especiais, tudo ganha um ar diferente e cheio de magia, eu adoro! Sobre acidentes, as vezes acontecem, um roxo aqui, outro ali, mas não são nada demais.
 
Você já tinha sofrido algum acidente em set de filmagem antes?
Eu sou muito desastrada! (risos). Acontece bastante de cair, tropeçar, coisas assim.
 
A novela sofreu algumas críticas, principalmente no começo. Você acompanha as críticas aos seus trabalhos? É importante ler esse tipo de coisa ou você simplesmente deixa pra lá?
Fazemos a novela para o público e seria muito equivocado não estar atento à opinião dele. Leio bastante, tento entender a colocação dos espectadores, filtrar as críticas que realmente contam com relevância. Importante ler algumas coisas, outras é bom deixar para lá!
 

Bia Arantes (Foto: Instagram/Reprodução)

Bia Arantes (Foto: Instagram/Reprodução)


Bia Arantes (Foto: Instagram/Reprodução)
 
Mudando de assunto! Você vive postando fotos de cara limpa no Instagram e as pessoas amam te ver assim. Você acha importante se mostrar nas redes sem maquiagem, sem filtro? Realmente é assim?
Eu postei fotos de cara limpa e fiquei surpresa com o retorno das pessoas, não tinha refletido no impacto que isso poderia causar. Eu gosto de postar o que faz eu me sentir bem, estando super maquiada e produzida ou não. As pessoas têm de se preocupar em estarem bem, da forma que se sentirem contentes.
 
Você está dentro do padrão de beleza, é branca, olhos claros, magra. Mesmo assim, como você vê a importância de falar sobre autoaceitação? Acha que é um lugar de fala seu, apesar de estar no padrão? Como vê essa questão de estar em um padrão?
Olha, se existe um "padrão" é por um estigma social e que não deve jamais ser confundido com um "modelo ideal". A autoaceitação é, inclusive, um dos temas mais importantes a serem difundidos, principalmente, entre jovens. A beleza única do ser exaltada, buscar um equalizador humano, é uma opressão sádica de vida. O bonito mesmo é o diferente, o espontâneo. Acho uma barbárie isso de criar um conceito a ser seguido. E eu acho pouco estar apta a um padrão, limitação vazia, que só faz pessoas infelizes e competirem entre si.
 

Bia Arantes em clique sem maquiagem (Foto: Instagram/Reprodução)

Bia Arantes em clique sem maquiagem (Foto: Instagram/Reprodução)


Bia Arantes em clique sem maquiagem (Foto: Instagram/Reprodução)
 
Como é sua relação com o seu corpo? É boa, sempre foi boa?
Se hoje faço exercícios é porque penso em primeiro lugar na minha saúde e não no corpo ideal, com medidas perfeitas. Penso que a saúde mental é a mais importante de todas. Eu estou bem com meu corpo, tenho bastante quadril e isso por um tempo foi uma questão para mim, hoje não é mais.
 
Aliás, você e Bruna Marquezine estão sempre trocando comentários maravilhosos nos Instagram, cheios de humor. Essa amizade começou na novela ou já era de antes?
A Bruna é uma mulher maravilhosa, com muito talento, senso de humor e opiniões fortes para alguém tão jovem. A admiro muito pela postura que ela tem, Bruna é uma incentivadora de mulheres, assim como eu, e na novela que pude conhecê-la melhor.
 

Bia Arantes em clique sem maquiagem (Foto: Instagram/Reprodução)

Bia Arantes em clique sem maquiagem (Foto: Instagram/Reprodução)


Bia Arantes em clique sem maquiagem (Foto: Instagram/Reprodução)
 
Como vê essa competição que a sociedade impõe entre as mulheres, principalmente nas artes? Como você tenta evitá-la e mostrar a importância da sororidade?
Eu vejo essa competição feminina, não só nas artes como em qualquer área, como um comportamento antigo que precisa parar o quanto antes. Mulheres receberam essa "escola" social inferiorizada, desde sempre tentando provar seu espaço. Procuro usar meu espaço como "figura pública" para transmitir meu pensamento igualitário, meu pensamento de incentivar mulheres. Converso com algumas fãs, comento em igs (contas no Instagram) que falam do assunto, faço questionamentos e, principalmente, compartilho a ideia de ACOLHER mulheres. É importante que o movimento da sororidade seja difundido com carinho, com respeito e com empatia. Ninguém passa pelo processo de reconstrução de conceitos da mesma forma, é preciso ter cuidado com as pessoas.
 
Você é feminista? Quando descobriu que era feminista?
Eu sou, sim. Sempre senti uma necessidade de questionar comportamentos que me reduziam, mas só há mais ou menos uns 5,6 anos que esse movimento está se definindo melhor em mim. E isso aconteceu porque o movimento foi se definindo melhor na sociedade também, e passei a ter uma ótica e apoio social mais claros. É claro que há MUITO para buscar, mas comemoro pequenas vitórias, como podermos falar do feminismo aqui e agora.
 

Bia Arantes em clique do namorado, o ator Vinícius Redd (Foto: Instagram/Reprodução)

Bia Arantes em clique do namorado, o ator Vinícius Redd (Foto: Instagram/Reprodução)


Bia Arantes em clique do namorado, o ator Vinícius Redd (Foto: Instagram/Reprodução)
 
Como você vê a questão do assédio nas artes? E na vida?
É muito triste. Eu mesma cresci em uma cultura de andar na rua de cabeça abaixada, por exemplo. Na época, sem ter ciência da opressão grave, apesar de sentir o desconforto. Nas artes e na vida, também vejo com tristeza, claro. O respeito à mulher é primordial e deve ser cobrado, para que mais e mais abusadores sejam expostos, recebam punição e esse comportamento se repita cada vez menos. Não há mais porque passar por situações assim em silêncio.
 
Você está namorando um colega de elenco, o Vinícius Redd. Pode contar sobre como a história de vocês começou? Já se conheciam? Sei que vocês são discretos em relação a isso...
Já nos conhecíamos há bastante tempo, mas passamos a conviver durante a novela. A amizade nos aproximou e hoje estamos juntos e felizes! Sou apaixonada pelo Vini!
 

Bia Arantes e Vinícius Redd (Foto: Instagram/Reprodução)

Bia Arantes e Vinícius Redd (Foto: Instagram/Reprodução)


Bia Arantes e Vinícius Redd (Foto: Instagram/Reprodução)
 
Vocês são discretos, mas sempre trocam uma ou outra declaração pública. Vocês se preocupam com a exposição?
Nossas declarações não vêm de nada premeditado, é tudo espontâneo. Somos muito parceiros e unidos, e, mesmo que sejamos "low profile" assim, o carinho que temos um pelo outro acaba sendo demonstrado nas redes.
 
Quais são seus maiores sonhos dentro da sua carreira? O que você quer realizar? Que legado quer deixar?
As pessoas costumam ligar nosso trabalho ao ego. De alguma forma, quando a pessoa por trás do artista é exposta, há sim uma questão com a exposição do indivíduo. Mas eu faço o que eu faço porque eu quero tocar as pessoas. Porque tem coisas na arte que me deixam tão tocadas, que eu quero fazer isso com os outros também, quero dar uma nova visão do mundo, quero ajudar a questionar os outros, a si. Quero aliviar a angústia de alguém pela empatia artística. É isso o que sempre me fascinou, e é isso que continuo buscando. Uma história que preencha essa necessidade vital, seja no cinema, no teatro, nas novelas. Sobre o meu legado, se algum trabalho que fiz, em algum lugar, tocou alguém de verdade, para mim já está feito.
 

Bia Arantes (Foto: Instagram/Reprodução)

Bia Arantes (Foto: Instagram/Reprodução)


Bia Arantes (Foto: Instagram/Reprodução)
 
*Fotos: Danilo Borges
Make: Mauro Marcos
Stylist: Rafa Menezes

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »