20/06/2018 às 16h24min - Atualizada em 20/06/2018 às 16h24min

Detox Power: massagem poderosa chega ao Brasil

Conheça a técnica que junta ayurveda, drenagem linfática e massagem modeladora para eliminar toxinas e reduzir medidas + dicas de detox para você adotar no dia a dia

vogue.globo.com – Olga Penteado
Detox Power: massagem poderosa desembarca em solo naciona (Foto: Thinkstock)
Uma massagem que une o melhor do Oriente e do Ocidente – assim pode ser definida a Detox Power, técnica criada pela terapeuta mineira Renata de Abreu, proprietária do Spa Home, em Miami. Renata, que é especialista em terapias ayurvedas pelo instituto Derek Chopra, na Califórnia, referência na área, juntou preceitos do tradicional método indiano, como a escovação do corpo, óleos vegetais e manipulação do abdômen às manobras da drenagem linfática e da massagem modeladora. “Atendo muitas brasileiras e latinas em Miami, e as minhas clientes não abrem mão dos benefícios estéticos, daí eu juntar várias técnicas para oferecer uma massagem completa, que ajuda a desintoxicar, a desinchar, reduz medidas, trata a pele e relaxa”, explica Renata, que está trazendo a técnica para o Brasil.
 
Nessa técnica poderosa são acionados os principais sistemas de remoção de toxinas e resíduos metabólicos do organismo: o digestivo e o linfático, além da pele. Primeiro, é feita uma escovação em todo o corpo, para retirar as células mortas e impurezas. A massagem é aplicada com óleos vegetais e essenciais, com foco nos pontos energéticos do corpo, segundo a tradição indiana. O abdômen recebe atenção especial – é colocada uma bolsa de água quente sobre ele, enquanto a terapeuta faz a massagem nas pernas e nos braços. Ela volta para a barriga, com manobras que estimulam ainda mais o bom funcionamento do intestino – o calor e o peso da bolsa de água quente dão o start nesse processo. “O intestino é o grande órgão detox do nosso corpo; é comum que a cliente vá ao banheiro logo após a massagem”, conta Renata. Depois entram a drenagem linfática e a massagem modeladora – a última, principalmente nas áreas do sutiã e calcinha, que, apertadas pelos elásticos das peças, acumulam gordurinhas e toxinas. A sessão dura cerca de 90 minutos.
 
A massagem é a estrela de um método detox de 5 a 7 dias que engloba também refeições com baixas calorias, vegetarianas, livres de glúten e de lactose, já disponível em alguns spas no Brasil. “O objetivo é combater os processos inflamatórios que causam desde dificuldade para emagrecer até doenças mais sérias”, diz Renata. Ela conta que as clientes costumam perder de 3 a 5 quilos nesse período.  “O maior impacto na balança se dá pela liberação do líquido retido no organismo devido às inflamações”, explica a terapeuta que adota, no dia a dia, uma série de hábitos detox, que ela indica também para as clientes. Conheça os principais deles.
 
Limpe a língua assim que levantar: a saburra, aquela camada esbranquiçada, concentra células descamadas da mucosa bucal, restos de alimento e bactérias. Para os orientais, a raspagem da língua é o cuidado número um na higiene da boca. Renata indicada o raspador de aço inoxidável, material que facilita a higienização do acessório. “Primero, faça um bochecho com óleo de coco, que facilita a limpeza porque os microrganismos grudam nele”, explica a terapeuta. Enxaguantes bucais à base de óleo de coco e menta são facilmente encontrados nas lojas de produtos naturais nos Estados Unidos, mas não aqui. Assim, ela indica o óleo de coco virgem, em estado liquido.
 
Beba água morna com limão em jejum: o limão está no topo do ranking dos alimentos alcanilizantes – manter o corpo alcalino é uma das formas mais eficazes de encontrar equilíbrio, saúde e beleza, segundo Renata. Essa fruta cítrica funciona como uma “detergente” no interior do organismo. A quantidade depende da tolerância de cada uma e do tamanho da fruta – pode ser um limão inteiro, metade, um quarto... Já água deve ser morna para estar equalizada com a nossa temperatura interna. Importante: como pesquisas indicam que o ácido cítrico pode prejudicar o esmalte dos dentes, use um canudinho para evitar contato direto – reciclável, claro (temos que pensar em tudo!).
 
Faça a escovação da pele antes do banho: ainda que você não tenha tempo para repetir esse ritual todos os dias, reserve-o para o “banho de princesa” do sábado. O corpo precisa estar seco e a escova mais indicada tem cerdas naturais – mas as luvinhas de esfoliação quebram bem o galho. A prática, além de retirar as células mortas, ativa a circulação, fazendo com que as impurezas sejam varridas mais rapidamente do nosso corpo, além de melhorar o aporte de nutrientes à pele.
 
Mastigue erva-doce depois da refeição principal: essa especiaria é rica em enzimas digestivas – que ajudam também na liberação dos gases –, mas como elas ficam concentradas no interior da semente, o chá tradicional é menos eficiente. Para liberar as enzimas, mastigue as sementes (uma colher de chá) ou as amasse com um pilão para depois jogar a água quente do chá. O hábito ajuda também a refrescar o hálito. Importante: a erva-doce não é indicada para gestantes.
 
A massagem está disponível em São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte e outras cidades brasileiras. Para saber onde encontrar, acesse www.detoxpower.com.br/profissionais-detox-power.html

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »