20/06/2018 às 16h11min - Atualizada em 20/06/2018 às 16h11min

Cabelo loiro: o shampoo roxo realmente funciona?

Os shampoos roxos prometem desamarelar e desalaranjar os fios, mas não são milagrosos. A seguir, um expert desvenda tudo sobre esses produto

revistamarieclaire.globo.com
O shampoo roxo pode funcionar, mas não é milagroso (Foto: Thinkstock)
Produtos roxos para o cabelo, como shampoo, condicionador e máscara, são famosos por prometerem “desamarelar” ou “desalaranjar” fios loiros descoloridos. Mas enquanto algumas loiras amam os produtos roxos, outras detestam e alegam que não funcionam ou que tiveram experiências ruins. Para você não gastar dinheiro à toa ou estragar suas mechas (ou os dois), a versão americana da Marie Claire consultou um expert para saber se os produtos roxos realmente têm efeito.
 
NÃO, ELES NÃO SÃO MILAGROSOS
Embora esses produtos tenham pigmentos roxos que tendem a anular tons alaranjados (roxo é a cor oposta do laranja na escala de cores, o que significa que um "cancela" o outro), shampoo e outros produtos de cabelo roxo não vou impedir que seus fios fiquem laranja de novo, de acordo com Matt Fugate, cabeleireiro de famosas como Olivia Palermo.
 
Ele acrescenta que o tão temido tom alaranjado que aparece em alguns cabelos depois de fazer mechas pode ter causas ambientais ou ser resultado do mineral da água e até mesmo por um erro do colorista. "Se você não está feliz com o seu loiro depois de sair do salão, não ache que produtos roxos vão fazê-la ter o loiro da Blake Lively ou da Gwen Stefani", explica. "Shampoos e condicionares roxos são bom para prolongar a cor que você já tem, e não para te dar uma cor que você nunca teve".
 
MAS SIM, ELES PODEM AJUDAR TODAS AS CORES DE CABELO
Não é só as loiras que podem usar produtos roxos. Morenas também podem! "Qualquer pessoa que não queira um tom muito quente pode usar produtos roxos para "esfriar" a cor", explica o hairstylist. Então, acha que o seu ombré caramelo está quente demais? Adicione um pouco de condicionador roxo. Seu castanho está um pouco avermelhado? Shampoo roxo! "Você pode não ver tanta diferença quanto no cabelo loiro, mas ajuda".
 
CUIDADO COM A FORMA QUE VOCÊ USA
Se os produotos roxos não trazem resultados para você ou arruinaram seu cabelo pode ser porque você os usa de forma errada, por exemplo: usar todos os dias ou deixar no cabelo por muito tempo. "Às vezes, as pessoas deixam o produto no cabelo por uma hora pensando que vão ficar com o loiro bem claro, como o ice blonde, mas isso irá manchar o cabelo com uma cor opaca", diz Matt. "Outro erro é aplicar no cabelo seco. É necessário que os fios estejam úmidos para receber este produto, senão o loiro vai ficar cinza".
 
E embora esses produtos sejam vendidos como shampoo e condicionador, eles não são de uso diário - nem mesmo semanal. "Seu cabelo vai criar 'imunidade' ao produtos roxos se você usá-los com muita frequência, ou seu loiro ficará opaco", afirma o hairstylist. "É apenas para refrescar sua cor de vez em quando. Se você lava o cabelo todos os dias, pode usar produtos roxos uma vez por semana; se você não lava todos os dias, use uma vez ou outra"
 
SEJA REALISTA
O efeito do shampoo roxo pode variar de acordo com cada cabelo. "Às vezes, produtos roxo simplesmente não funcionam. "Cabelos grossos e mais resistentes não sentem tanta diferença quanto cabelos finos, que são mais suscetíveis a mudanças de cor", explica o hairstylist.
 
Se o seu cabelo é saudável, forte, e quase não tem química, ele diz que provavelmente você não verá mudanças se usar o shampoo roxo. "A cutícula do cabelo tem que estar um pouco mais áspera para que o pigmento roxo possa penetrar na mecha. O cabelo platinado terá mais resultados, enquanto os que têm mechas sutis terão resultados mínimos."
 
Conclusão: contanto que você siga as instruções, não há nenhum mal real em adicionar shampoos e condicionadores roxos à sua rotina semanal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »