20/06/2018 às 11h46min - Atualizada em 20/06/2018 às 11h46min

Xô, pele seca! 7 dicas para deixar a pele hidratada no inverno

A dermatologista Claudia Marçal te dá o caminho das pedras!

revistaglamour.globo.com
Xô, pele seca! (Foto: Reprodução/Instagram)
Sua pele está super ressecada por conta do tempo frio? Os lábios estão rachando com facilidade (ui!) e aquela sensação incômoda da pele sem viço insiste em ficar? Calma, isso é mais do que normal. Aqui, a dermatologista Claudia Marçal compartilha dicas e conhecimentos para salvar as sua cútis...  Afinal, tudo o que queremos é brilho!
 
Por que a pele fica sem brilho e ressecada?
No outono e no inverno, os banhos são naturalmente mais quentes (alô, friozinho) e a pele fica mais exposta aos ventos e contrastes bruscos de temperatura. Como consequência? Cútis ressecada, com vermelhidão e irritabilidade. "As glândulas sebáceas produzem menos gordura e perdemos mais água transepidermal", explica Claudia.
 
Por isso, é indispensável aumentar a hidratação da pele. Opte por por sabonetes infantis ou ricos em substâncias calmantes e com extratos vegetais como calêndula e óleos como o de amêndoas, karitê e maracujá. Anotou?
 
Posso esfoliar a pele?
A esfoliação deve ser parte da rotina em qualquer época do ano, pois estamos expostos a partículas poluentes que, mesmo com sabonete, não são retiradas adequadamente. Mas vai depender do seu tipo de pele. Uma pele oleosa precisa ser esfoliada duas vezes por semana. Na pele mista, o processo deve ser feito uma vez por semana no máximo para fazer a remoção das células mortas. Já a pele seca não necessita de esfoliação, a não ser que seja um esfoliante não abrasivo e com ativos calmantes — e no máximo uma vez por semana.
 
Dica esperta: escolha esfoliantes com ativos naturais, como a casca do arroz ou a semente de apricot. Aplicar na pele molhada, após lavar com o sabonete, massagear com movimentos circulares e deixar ficar por dois a três minutos e enxaguar com água morna para fria.
 
Banho quente realmente é prejudicial?
As temperaturas mais baixas aliadas ao uso da água mais quente na hora do banho diminuem, sim, a proteção natura da pele. Resultado? Prejuízo da formação da membrana hidrolipidica, o que deixa a cútis mais exposta e vulnerável. A dica aqui é o equilíbrio: opte por banhos mornos. Para quem realmente não vive sem água muito quente, a alternativa é tomar um banho bem rápido.
 

Xô, pele seca!  (Foto: Reprodução/Instagram)

Xô, pele seca! (Foto: Reprodução/Instagram)


Xô, pele seca! (Foto: Reprodução/Instagram)
 
Quanto a pele deve ser hidratada?
Duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Em caso de ressecamento ou irritabilidade, use uma água termal rica em ingredientes como magnésio, zinco, silício, selênio e enxofre. A água termal pode ser utilizada pela manhã e à noite após a higiene da pele, antes da aplicação dos nutritivos e do hidratante matinal.
 
Por que os lábios racham? Como evitar isso?
Além de usarmos muito movimento da musculatura, a pele oral entra em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosmético, principalmente batons que nem sempre têm pigmentos naturais e cheios de conservantes estabilizantes que são altamente alergênicos.
 
"É um local que devemos tratar com muito cuidado e com produtos específicos.
Os lábios tendem a ser mais ou menos ressecados e isso depende muito do fototipo, da característica étnica: quanto mais clara for a pessoa, mais tendência a ter os lábios delicados e sensíveis ao frio ela tem. Além das baixas temperaturas, o sol é outro agressor importante", explica Claudia.
 
Use hidratantes à base de aveia, vitamina E, pró-vitamina B5, glicerina, de manteigas de karité, de óleos como o de girassol, óleo de macadâmia, que auxiliam no processo de cicatrização. Ah, e evite passar a língua na região dos lábios. Isso diminui o pH da região, já que a saliva tem pH mais ácido e piora o ressecamento. A gente sabe que rola aquela sensação imediata de lábios umidecido. Mas logo depois, surgem microfissuras, ardência e vermelhidão local.
 
Para quem tem a pele BEM seca, qual a melhor solução?
Há uma diferença entre pele seca e pele desidratada (ressecada). Nossa pele conta com uma membrana hidrolipídica, que é um filme natural de gordura (óleo) e água, com função de proteger a pele. Se você tem pele seca, isso significa que há uma carência natural de óleo
 
Portanto, para o rosto, mesmo as peles oleosas devem evitar produtos muito agressivos na higienização, para não apresentarem o rebote da oleosidade e até a formação da dermatite seborreica (descamação com coceira e vermelhidão). As peles mais secas e sensíveis devem utilizar loções de limpeza sem sabão e é obrigatório que haja sempre, logo pela manhã, a hidratação acompanhada de fotoproteção.
 

Xô, pele seca!  (Foto: Reprodução/Instagram)

Xô, pele seca! (Foto: Reprodução/Instagram)


Xô, pele seca! (Foto: Reprodução/Instagram)
 
O tipo de pele impacta, sim, na escolha dos hidratantes. Peles mais oleosas necessitam de hidratação facial de preferência com séruns, já que eles têm textura fluida e não deixam a pele oleosa ou “pesada” e com aspecto brilhante em excesso. Apesar disso, a textura deve ser, sim, oil free e mais leve. O gel também é indicado, mas atenção: cremes mais pesados devem ser evitados nesse tipo de pele.
 
No caso de peles mais secas, opte por produtos com textura mais rica e que realmente formem um filme sobre a pele. Aposte também no uso das máscaras faciais, que promovem hidratação profunda e tem ação calmante (no caso de peles com rosácea ou sensíveis).
 
Se o produto for manipulado, quais ativos devem ser buscados?
Os hidratantes devem ser ricos em ácido hialurônico, aminoácidos essenciais, proteínas, peptídeos, ácidos graxos essenciais (ômega-3), vitaminas E e C e oligoelementos como zinco, cobre, ferro, selênio e silício.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »