23/05/2018 às 12h27min - Atualizada em 23/05/2018 às 12h27min

Entenda como o melasma age e como tratá-lo

Uma das maiores queixas das mulheres são as manchas que insistem aparecer na face. Saiba o que é o melasma e como tratá-lo

revistamarieclaire.globo.com - Lu Angelo
Atenção aos melasmas (Foto: Think Stock)
Inverno é uma ótima época para tratar aquelas manchinhas que insistem em aparecer no rosto: o melasma. A dermatologista do V'naia Institute Estética e Médica, Andressa Manfredini, explica o que é o melasma, como tratar e prevenir.
 
Marie Claire: O que é o melasma?
Andressa Manfredini: Melasma é o surgimento de manchas hipercromicas na pele. O local mais comum é na face, podendo ocorrer em outras áreas do corpo que estejam expostas à radiação solar. Esta afecção é mais comum nas mulheres - especialmente pelo hormônio estrogênio - podendo também, ser vista nos homens.
 
MC: Como cuidar do melasma?
AM: Sabidamente, o principal fator desencadeante do melasma é a radiação UVA/UVB + infravermelho e luz visível, portanto, o primeiro passo é a fotoproteção, tanto tópica, quanto a oral.  O mercado lança mão de inúmeras opções de fotoprotetores físicos que são a primeira linha no tratamento, pois além de protegerem contra os raios UVA/UVB, atingem os comprimentos de onda maiores que são o infravermelho e a luz visível. Além disso, devemos seguir os cuidados diários em casa com cremes a base de ácido retinóico ou seus derivados associados a clareadores como ácido glicólico, ácido kójico, arbutin, ácido tranexâmico, belides entre outros. Fazer uso de ativos como a vitamina C, vitamina E, resveratrol e ácido ferrulico que são excelentes antioxidantes que potencializam a ação do protetor solar, além de atuar também no rejuvenescimento. A terapia deve continuar no consultório do dermatologista que iniciará procedimentos como peelings clareadores, lasers, microagulhamento conforme a indicação de cada paciente e com a pele devidamente preparada e hidratada a todos esses métodos terapêuticos.
 
MC: Muita gente fala que certos lasers dão efeito rebote. É verdade? E quais lasers seriam?
AM: Sim, é verdade. Não apenas lasers, bem como qualquer tipo de procedimento que induz a uma inflamação exacerbada da pele, pode acarretar ao estresse oxidativo dos melanócitos e consequentemente, a uma maior produção de melanina. Um mal preparo da pele antes de um procedimento em consultório, assim como uma descamação exagerada pelo uso do ácido domiciliar levam a piora do melasma. Também, temos que tomar cuidado na indicação do laser como exemplo o laser co2 excelente para fins de rejuvenescimento mas que piora o melasma. Cuidado com a melhora imediata da luz intensa pulsada sobre as manchas que posteriormente, causam rebote.
 
MC: Quais os mitos e verdades sobre o melasma?
AM: A) Melasma tem cura: MITO. Existe apenas o controle com tratamentos acompanhado por médicos capacitados.
B) a gravidez aumenta o risco de manchas: VERDADE. O aumento dos hormônios da gestação podem induzir o aparecimento das manchas.
C) mulheres apenas tem melasma: MITO. Homens, em menor frequência, também apresentam melasma, pois se trata de uma doença multifatorial, não apenas hormonal.
D) o estresse piora as manchas: MITO. As manchas não tem causa emocional, ela pode ser alterada pelo valor, sol, hormônios e infamação exacerbada.
E) Protetor solar precisa repassar durante o dia: VERDADE. Mesmo estando em ambientes fechados, devemos repassar o filtro a cada 3h.
F) filtro com cor é melhor para quem tem melasma: VERDADE. Eles possuem óxido de zinco e dióxido de titânio que  conferem maior proteção à radiação UV e luz visível.
G) a luz do laptop, celular e luminárias induzem melasma: VERDADE. Todas as luzes visíveis, entre 400 e 700nm são capazes de aparecimento do melasma.
 
MC: Quem já tem o melasma o que não pode fazer de jeito algum?
AM: Não pode se expor diretamente ao sol sem o uso do filtro solar e adereços como óculos, chapéu e guarda-sol. Ter o hábito de repassar o filtro solar a cada 3h e manter a pele hidratada.
 
MC: Qual a melhor prevenção para o melasma?
AM: A melhor prevenção é o uso de filtros solares físicos e filtros orais, bem como a utilização de antioxidantes como exposto anteriormente.
 
MC: Quais as novidades em tecnologia dermatológica para o melasma?
AM: As novidades para melasma são: microagulhamento seguido de uso de drug-delivery como ácido tranexamico; lasers com alvo na hemoglobina - Dye Laser ou Nd Yag Laser, como o ACROMA QS- um laser Nd Yag que apresenta dois comprimentos de onda: 1064nm ktp 532nm que é a inovação no mercado para tratar melasma com componentes vasculares e o laser Nd Yag Q-swiched, indicado para o tratamento da coloração acastanhada do melasma.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »