23/05/2018 às 12h23min - Atualizada em 23/05/2018 às 12h23min

6 motivos para você começar a usar primer

Aplicado antes da maquiagem, o primer confere à pele benefícios como controle da oleosidade e disfarce de rugas, poros e cravos

revistamarieclaire.globo.com
O primer atua no controle da oleosidade (Foto: Thinkstock)
O primer é um produto que prepara a pele para a maquiagem, por isso deve ser aplicado depois do hidratante e antes da base, corretivo e pó. “O primer contém substâncias que formam um filme invisível sobre a pele, facilitando a espalhabilidade da maquiagem e tornando seu resultado mais homogêneo e uniforme", destaca a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora técnica da Pharmapele. Se você ainda não se convenceu que deve começar a usar produto, a especialista deu 6 motivos.
 
1. ATUA NO COTROLE DA OLEOSIDADE
Este é o principal objetivo do primer e o motivo da maioria das pessoas para usar o produto. O primer estabiliza a oleosidade da pele, deixando-a menos brilhosa e com toque mais seco.  Além disso, a maioria dos primers são não-comedogênicos, ou seja, não bloqueiam os poros, evitando que a oleosidade se acumule E ocorra a formação de cravos.
 
2. MELHORA A APARÊNCIA DA PELE
O primer facial ajuda a disfarçar imperfeições da pele como cravos, rugas e linhas de expressões, melhorando sua textura e deixando-a mais bonita. O primer também cria uma película sobre os poros, melhorando sua aparência.  Além disso, alguns primers ainda contam com pigmentos que ajudam neutralizar o tom da pele e reduzir a vermelhidão provocada por doenças como rosácea e dermatite, garantindo uma cor mais uniforme.
 
3. HIDRATA A PELE
Entre os vários tipos e variedades de primer, alguns contam com função hidratante, deixando sua pele mais suave e aveludada e promovendo um resultado final melhor para sua maquiagem.
 
4. AUMENTA A DURABILIDADE DA MAQUIAGEM
Outra razão para usar um primer é por que ele ajuda a maquiagem a durar por mais tempo, já que evita a oleosidade e o suor. Além de intensificar e potencializar a sua maquiagem, o primer também cria uma superfície perfeita para a aplicação da base, fazendo com que você precise aplicar menos produto para ter a cobertura desejada. Por isso, ele deve ser passado antes da base, no rosto e também no pescoço.
 
5. É INDICADO PARA TODOS OS TIPOS DE PELE
Os primers podem usados por qualquer tipo de pele, mas o ideal é encontrar o que atende suas necessidades. Por exemplo, peles mais oleosas precisam de um primer que diminu os poros e o brilho. Já as peles normais e secas se dão bem com produtos que hidratam e dão uma textura aveludada à pele.
 
6. SÃO PRÁTICOS E FÁCEIS DE USAR
Os primers são pequenos e podem ser levados na bolsa para serem usados sempre que for necessário. Além disso, são fáceis de aplicar, pois as fórmulas são leves e não deixam a pele grudenta ou oleosa. Para utilizá-los, Luiza explica que deve-se limpar, tonificar e hidratar a pele antes. Em seguida, aplique o primer com a ponta dos dedos, espalhando em apenas um sentido e sem passar a mão na mesma região várias vezes. Após a aplicação, espere alguns minutos para que a pele absorva o produto e então aplique o protetor solar e a maquiagem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »