22/05/2018 às 13h32min - Atualizada em 22/05/2018 às 13h32min

Comissão discute dívidas previdenciárias de quem recebe Bolsa-Atleta

Da Redação - ND
Agência Câmara Notícias

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (23) a cumulatividade dos benefícios assistenciais e previdenciários dos atletas paraolímpicos beneficiários do Bolsa-Atleta e a anistia das dívidas previdenciárias desses atletas.

A Lei 10.891/04 determina que, a partir de 16 anos, os atletas de modalidades olímpicas e paraolímpicas beneficiários de Bolsa-Atleta, de valor igual ou superior a um salário mínimo, sejam filiados ao Regime Geral de Previdência Social como contribuintes individuais. 

O Ministério do Esporte é o responsável por recolher a contribuição previdenciária, durante o período de fruição da Bolsa-Atleta, descontando-a do valor pago aos atletas. 

“Apesar dessas determinações, o ministério do Esporte não efetuou os referidos recolhimentos, o que gerou um passivo previdenciário, cuja origem não se deu por negligência dos atletas”, explica a presidente da comissão, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que propôs a audiência. 

Uma das soluções para esse passivo seria a anistia dessas dívidas, proposta que, segundo a parlamentar, enfrenta resistência no Ministério da Fazenda. 

Mara Gabrilli também quer discutir a possibilidade ou não de o atleta paraolímpico beneficiário do Bolsa-Atleta continuar recebendo o Benefício de Prestação Continuada e a pensão por invalidez. “Antes de 2015 essa cumulatividade não vinha sendo questionada. Urge esclarecer se há de fato conflito e, nesse caso, qual seria a justificação jurídica para a impossibilidade da cumulatividade desses benefícios”, afirma a deputada. 

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o coordenador-geral de Tributação da Receita Federal, Fernando Mombelli; 
- o assessor especial da Casa Civil Bruno Bianco Leal; 
- o coordenador-geral do Bolsa-Atleta, Moziah Brentano Rodrigues; e
- a representante dos atletas paraolímpicos Gévelyn Cássia de Quadros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »