17/05/2018 às 17h36min - Atualizada em 17/05/2018 às 17h36min

Mutirão na roça: Uma atividade que resiste ao tempo entre os pequenos agricultores

David Batista
Mutirão na roça, uma atividade que ainda é muito utilizada pelos pequenos produtores rurais. Sebastião Aparecido de Oliveira, proprietário do Sítio São João no bairro da Agua da Figueira, município de Siqueira Campos, é um dos sitiantes da região que utilizam o sistema mutirão. No inicio deste mês “Bastião” reuniu dezenas de amigos para colher em torno 60 sacas de café em 2.500 pés. Durante o trabalho muita animação, com histórias e cantorias.
O mutirão na roça é uma das parcerias mais antigas entre os pequenos produtores rurais, não é possível saber com exatidão, como e onde começaram os mutirões, porém a história mostra que os pequenos produtores rurais, foram aumentando gradativamente suas plantações e na época das colheitas havia muita dificuldade para colher a produção, então surgiu a idéia de buscar vizinhos e parentes para ajudar no trabalho. A partir desse período nasceu o mutirão na roça, com a troca de favores em trabalho, ou em espécie. Os trabalhos coletivos sempre foram cercados de muita fartura, as mulheres, fazendo um café reforçado às 9 horas e ao meio dia um almoço bem a moda caipira.
No sítio São João, os homens madrugaram e chegaram por volta das 5 horas e já foram para a lavoura de café, enquanto as mulheres ficaram na casa preparando a segunda refeição do dia, café, leite e pão com carne que foi servido às 9 horas. Maria Madalena Rodrigues de Oliveira, esposa de Bastião, liderava o cardápio na cozinha que seria servido na hora do almoço, “temos que preparar um almoço bem reforçado, pois eles chegam do cafezal com bastante fome”, Afirmou Madalena.
Por volta das 13 horas, os convidados chegaram para o almoço, na mesa panelões de feijão, arroz e mandioca com carne de porco. “temos que tratar bem os nossos convidados, porque se não eles não vem mais” brinca Bastião. Bem alimentados, uma merecida pausa para o descanso a sombra do pomar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »