16/05/2018 às 10h14min - Atualizada em 16/05/2018 às 10h14min

Paraná quer maior proximidade comercial com a Rússia

Em reunião com o cônsul-geral da Rússia, Yury Lezgintsev, a governadora Cida Borghetti reafirmou o interesse do Paraná em estreitar ainda mais as relações comerciais com o país.

AEN

A governadora Cida Borghetti reuniu-se nesta terça-feira (15), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Yury Lezgintsev, e demais membros diplomáticos para discutir e estreitar ainda mais as relações comerciais com o Paraná. O Estado é um dos principais exportadores de carne bovina e de frango para o País. “Estamos à disposição para continuar os projetos em andamento e fomentar novos negócios com a Rússia, que é tão importante para o nosso comércio exterior”, disse ela.Cida lembrou, durante a reunião, que esteve no país em 2016 para tratar das negociações com a Rosatom, estatal russa de energia nuclear que quer instalar centros de irradiação para processamento de equipamentos médicos e produtos agrícolas no Estado. “Foi um momento importante para assinar acordos de troca de tecnologia”, disse ela.

Além disso, Cida também recordou que, em 2015, participou da comitiva que tratou do acordo com a fabricante de aeronaves russa Irkut Corporation. A empresa, que está entre os dez maiores fabricantes mundiais de aviões e possui 14 mil funcionários, quer implantar em Maringá, na região Noroeste do Estado, unidades de fabricação de peças e partes da aeronave MC-21.

Para o cônsul honorário da Rússia em Curitiba, Acef Said, o Paraná é um grande parceiro e isso tende a melhorar. Segundo ele, o Estado exporta cerca de R$ 350 milhões de dólares por ano para o país e importa R$ 250 milhões. “O Paraná é um estado pujante e tenho certeza que podemos explorar outros mercados e possibilidades”, disse ele.

A comitiva russa se reunirá nesta quarta-feira (16) com a Agência Paraná de Desenvolvimento e com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento para dar continuidade à discussão de futuros projetos.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade, além do cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Yury Lezgintsev; a esposa Marina Lezgintsev; e o vice-cônsul do consulado-geral da Rússia em São Paulo, Evgeny Erin.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »