16/04/2018 às 13h59min - Atualizada em 16/04/2018 às 13h59min

Elixir Detox: receita promete limpar o organismo após excessos

Exagerou no fim de semana? Renata de Abreu, diretora do Spa Home, em Miami, ensina como recuperar o organismo

vogue.globo.com - Olga Penteado
Comeu e bebeu mais do que deveria e agora precisa de um boost extra de energia para começar a semana com tudo? A terapeuta corporal e proprietária do Spa Home, em Miami, Renata de Abreu, ensina como preparar o Elixir Detox, receita-chave de seu tratamento de desintoxicação. O limão, campeão em ácido cítrico (tem até 10 vezes mais do que as outras frutas da mesma família), é o ingrediente-estrela da receita e a fruta preferida de Renata, que segue a linha da medicina ayurveda em seu spa e na vida.
 
“O ácido cítrico atua como um verdadeiro detergente, dissolvendo gorduras e toxinas”, fala. Apesar de ácido em seu estado natural, o limão tem efeito alcanilizante no nosso organismo, contribuindo para equilibrar nosso pH. “Manter o corpo alcalino é uma das formas mais eficazes de encontrar equilíbrio, saúde e beleza. Tudo funciona melhor”, diz a terapeuta. Tem mais: rico em vitamina C, aumenta a produção de colágeno, garantia de pele firme, e reforça nossa resistência imunológica.
 
Além do limão, a bebida traz outros ingredientes que ajudam na faxina da segunda-feira. “O gengibre e a pimenta caiena têm efeito termogênico, ou seja, dão aquela esquentada no organismo e auxiliam na digestão e funcionamento do intestino, estimulando ainda mais a eliminação de toxinas”, garante a terapeuta. A cúrcuma e a chia têm ação anti-inflamatória e, por isso, são capazes de combater gordurinhas teimosas – já que acúmulo de gordura localizada tem a ver também com processos inflamatórios no organismo.
 
O elixir leva menos água do que um suco convencional – a ideia, segundo Renata, é manter suas propriedades concentradas.  Ele serve como um detox de emergência, mas o ideal é consumi-lo em jejum, todos os dias, segundo ela. 
 
Ingredientes
1 limão
1 lasca de gengibre
1 colher de chá de cúrcuma em pó
1 colher de café de mel
1 colher de chá de chia
Pimenta caiena a gosto
 
Modo de preparo
Em um juicer, passe o limão, cortado com a casca, e o gengibre sem a casca. Com o suco pronto, junte a cúrcuma em pó, o mel, a chia e a pimenta caiena e misture bem. Se preferir, complete com água. Se for usar o liquidificador, bata o limão, o gengibre e água (se necessário), coe e misture os outros ingredientes. Rende uma porção.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »