07/03/2018 às 10h25min - Atualizada em 07/03/2018 às 10h25min

Verão acabando... e agora? Seis dicas infalíveis para não cair no sedentarismo

Professor de educação física te mostra como manter a motivação e regularidade na prática de atividade física nos meses mais frios do ano

globoesporte.globo.com - Cris Parente
No próximo dia 20 de março termina o verão, época em que tradicionalmente as pessoas estão mais dispostas para a prática de atividade física. É durante as estações mais frias do ano, aliás, que as academias e outros locais de exercícios enfrentam a sazonalidade. Para manter a motivação e a regularidade na prática de atividade física, afastando qualquer risco de sedentarismo, separei seis dicas infalíveis. Confira:
 
1. Rotina
Organize a atividade física na agenda, de modo que ela faça parte de sua rotina.
 
2. Com prazer
Faça a atividade física que escolheu pelo prazer que sente ao praticá-la, e não apenas pela atividade em si. Tudo aquilo que fazemos com prazer é duradouro.
 
3. No lugar certo
Pelo mesmo motivo, também escolha o lugar que mais lhe agrade para a prática de exercícios físicos.
 

Treinar na companhia de alguém é sempre motivador (Foto: iStock Getty Images)

Treinar na companhia de alguém é sempre motivador (Foto: iStock Getty Images)


Treinar na companhia de alguém é sempre motivador (Foto: iStock Getty Images)
 
4. Plano B
Organize mentalmente um "plano B" para acioná-lo nos dias em que compromissos ou o trânsito inviabilizarem o “plano A”.
 
5. Em equipe
Crie um ambiente social ao redor da atividade física como, por exemplo, amigos, namorados, casais ou colegas do trabalho. Esse ambiente saudável também motiva a regularidade nos exercícios.
 
6. Consciência corporal
Aprenda com um bom profissional de educação física sobre seu corpo e o funcionamento dele. Esse conhecimento lhe fará ter uma atenção maior com sua movimentação diária. Nesse aspecto, entender sobre os efeitos de cada tipo de movimento, o que acontece com o corpo quando o realiza, torna todo o exercício muito mais eficaz e interessante do que apenas executá-lo. O bom profissional da área deve transmitir esse conhecimento, de modo que não foque apenas em passar o exercício, mas também em fazer o aluno entender o esforço que está fazendo, o que muda em seu organismo e em seu corpo, de modo que se sinta confortável e entenda melhor as execuções de cada movimento que realiza.
 
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »