14/02/2018 às 16h17min - Atualizada em 14/02/2018 às 16h17min

O quanto de proteína você realmente precisa consumir por dia?

vivabem.uol.com.br - Gabriela Ingrid
A moda dos shakes, whey protein e barrinhas de proteína tomou conta dos atletas e até dos sedentários. Mas quando é hora de dizer chega? Essencial para o bom funcionamento do organismo, a proteína é peça-chave para a estrutura óssea, muscular, para a formação de enzimas e para o sistema imune. Para quem treina, o nutriente atua na recuperação e no ganho musculares.
 
Mas para trazer todos esses benefícios, as quantidades ideais de proteína vão depender de qual treino você faz, do seu estilo de vida, do biotipo, da presença de doença renal ou hepática. Mas, no geral, as necessidades desse nutriente são medidas em gramas por quilograma de peso. “Uma dieta normal em proteínas é de até 1 g de proteína por quilo de peso por dia”, diz Maria Fernanda D’Ottavio, nutricionista do Clinic Check-up do HCor.
 
As chances de acertar em cheio as quantidades ideais são altas, uma vez que o nutriente está presente em diversos alimentos do dia a dia. Portanto, não é tão necessário assim suplementar. As principais fontes alimentares de proteína animal são carnes vermelhas e brancas, ovos, leite e derivados. Já as de origem vegetal são feijões, soja, lentilha, grão-de-bico, ervilha e cogumelos.
 
Fernanda ainda sugere opções proteicas para o café da manhã e refeições intermediárias:
 
Café da manhã: queijo branco, cottage ou ovo.
Lanche da manhã: iogurte ou queijo.
Lanche da tarde: queijo, ovos de codorna ou atum.
 

iStock

iStock


As chances de acertar em cheio as quantidades ideais são altas, uma vez que o nutriente está presente em diversos alimentos do dia a dia Imagem: iStock
 
Cuidado para não exagerar
Com suplementos proteicos na moda, também não é difícil exagerar na dose. “Mas isso é mais comum em atletas”, acredita Alan Tiago Scaglione, nutricionista e especialista em suplementação nutricional aplicada ao exercício pela USP (Universidade de São Paulo). 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »