05/02/2018 às 10h50min - Atualizada em 05/02/2018 às 10h50min

Exagerou no bronze? O que fazer quando a pele começa a descascar

Tudo o que você precisa saber para não parecer uma “barata descascada”!

revistaglamour.globo.com - Geiza Martins
Sara Sampaio (Foto: Instagram/Reprodução)
Quando bate o sol forte e você se sente quase como um ovo na frigideira, a primeira preocupação que vem à mente é: "será que vai arder no dia seguinte?". Mas, quem exagera no bronze também tem outro problema: a descamação. E isso acontece nas melhores famílias, viu? Às vezes a gente esquece de reaplicar o filtro solar ou se expõe ao astro rei nos horários errados... E esses "acidentes" dão dor de cabeça mesmo.
 
Para evitar tudo isso, valem as regras que você já cansou de ouvir e ler por aí: sol apenas até às 10h da manhã e depois das 16h, e com reaplicação de protetor a cada duas horas. Agora, quando o estrago está feito, é preciso lidar com ele. Vem ver como!
 
OK, MAS O QUE É ESSA TAL DE DESCAMAÇÃO?
Segundo Anelise Ghideti, dermatologista da AE Skin Center de São Paulo, a descamação é o resultado de um processo inflamatório da pele, provocado por uma queimadura devido a ação dos raios UVB. Na verdade, acontece praticamente o mesmo quando nos queimamos de outras formas, a diferença é que a lesão geralmente é mais leve.
 
A camada mais superficial da pele fica danificada e se inicia um processo de renovação que leva a escamar. Isso acontece porque os raios UVB intensificam a divisão das células, o que ocasiona maior um aumento de espessura nas suas camadas. Daí, como o calor resseca nos faz perder água, tais células morrem e daí vem a indesejada descamação.
 

Gizele Oliveira (Foto: Instagram/Reprodução)

Gizele Oliveira (Foto: Instagram/Reprodução)


Gizele Oliveira (Foto: Instagram/Reprodução)
 
O QUE FAZER PARA TRATAR O PROBLEMA?
1. Hidrate-se com água, cremes e vitaminas!
A pele precisa de muita hidratação nesse momento. Por isso, beba muita água! Também são bem-vindos cremes hidratantes com substâncias calmantes e que ajudem no processo de renovação da pele. Entre os ativos mais indicados estão aloe vera, calamina, vitamina A e E. Aplique sempre que a sensação de ressecamento voltar. “Eles melhoram a aspereza e a coceira e ajuda no processo de renovação”, comenta.
 
2. Use uma receitinha caseira mágica
Quando a descamação acontece no rosto, a dica é umedecer um algodão com creme hidratante e passar bem levemente os pontos mais ressecados. O nariz tende a ressecar mais do que as outras áreas.
 
 
3. Cuidado na hora do banho!
Outro segredo é a hora do chuveiro. Esqueça os banhos quentes e demorados, que só prejudicam o quadro, ressecando ainda mais. A água tem de ser fria, ok? Tenha cuidado com o sabonete também. “Evite excesso de sabonete e uso de buchas, pois desidrata ainda mais a pele”, afirma Anelise. Se você preferir, opte por um sabonete neutro.
 
4. Nada de sol por um tempo, viu?
Provavelmente, você já ouviu falar por aí que basta pegar sol em cima do descascado para interromper o processo de escamação. E isso é puro mito. Segundo Anelise, indica-se evitar o rastro rei por um tempo. “Como a pele que acabou de descamar é fina e mais sensível, está sujeita a queimadura e manchas com mais facilidade, por isso, quando estiver descascando, evite a exposição solar”. 
 
5. Tirar casquinha, nem pensar!
Tem gente que ama puxar aquelas pontinhas que estão soltando. Mas, essa não é uma ideia muito boa. “Não se deve puxar as peles soltas, porque isso levaria a exposição das camadas inferiores que ainda não estão prontas para as agressões do ambiente”, avisa. O mesmo vale para esfoliação. Por mais que dê vontade de recorrer a essa técnica, ela acaba agredindo ainda mais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »