21/06/2017 às 16h55min - Atualizada em 21/06/2017 às 16h55min

Câmara de Vereadores de Salto do Itararé espera as contas do ex-prefeito Israel para marcar sessão de julgamento

O ex-prefeito teve suas contas do ano de 2013 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Gilberto Gimenes
A Câmara de Vereadores de Salto do Itararé ainda não recebeu os documentos contendo as denúncias de irregularidade nas contas do município referentes ao ano 2013.  Há muitas discussões sobre o assunto, a reportagem foi buscar as informações e conversou com o presidente da câmara, o vereador Odair José Carvalho da Silva (PSD), popularmente conhecido como Nenê da Ambulância afirmou que os documentos ainda não chegaram à câmara para marcar a sessão de julgamento. O vereador também afirmou que a sessão de votação das contas do ex-prefeitos será aberta ao público. Um outro vereador disse que há muitas discussões sobre o que assunto que e o ex-prefeito Israel Domingos teme uma derrota na Câmara de Vereadores está tentando recursos no Tribunal de Contas para tentar reverter o caso.
A movimentação política veio depois que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu um parecer prévio pela irregularidade das contas do município em 2013, quando era governado por Israel Domingos (2013 -2016). O ex-prefeito chegou a receber duas multas de R$1.450,98 por conta dessa desaprovação.
Segundo o TCE-PR houve uma irregularidade da escrituração dos valores repassados ao município pelo FPM, com uma diferença de mais de R$147 mil Reais em relação à receita apresentada. Também houve divergências entre valores do balanço patrimonial na contabilidade do município e nos dados informados ao SIM-AM.
A legislação determina que o parecer prévio do TCE-PR seja enviado à Câmara de Vereadores de Salto do Itararé e que cabe aos vereadores o julgamento das contas do ex-prefeito. Para ser absolvido Israel, dois terços dos vereadores devem voltar pela desconsideração do parecer do tribunal. Caso as contas sejam rejeitadas além pelos vereadores, Israel pode ficar inelegível e ainda terá os documentos remetidos ao Ministério Público que vai analisar se ouve ou não desvio de verbas. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »