07/12/2017 às 14h15min - Atualizada em 07/12/2017 às 14h15min

Dicas para facilitar sua vida depilatória neste verão

A depilação com cera ainda é uma das mais comuns no Brasil e, com a proximidade do verão, volta a entrar na agenda das mulheres

vogue.globo.com
A depilação com cera pode ser um hábito dolorido, mas é dos mais eficazes para uma remoção rápida de pelos indesejados. Saiba como se preparar para as sessões no salão e ainda como manter o resultado por mais tempo com as dicas abaixo.
 
Mantenha uma rotina
Quem é adepto da depilação com cera sabe que a frequência e regularidade do processo ajudam a melhorar os resultados. Isso porque, quanto mais os pelos são arrancados, mais fracos eles nascem e acabam até sumindo - em alguns casos, vale destacar. E atenção: se você optar por um tratamento a laser, nunca use a cera entre as sessões. Segundo o dermatologista Paul Jarrod Frank, esse tipo de depilação age destruindo o folículo e, quando a cera extrai o pelo, pode causar alterações na sua raiz que dificultam esse processo.
 
Vá com calma
A depilação, além de remover pelos, retira a camada de células mortas da pele. Por isso, evite o procedimento em áreas que estão sendo tratadas com ácidos - com o o retinóico - ou outros tipos de abrasivos e evite uma lesão incômoda. Também vá com calma na temperatura da cera e evite queimaduras.
 
Prepare-se
Um dia antes da depilação, experimente esfoliar gentilmente a área. Desse modo, você remove as células mortas que podem obstruir os poros e causar inflamações e pelos encravados. Para isso, experimente produtos com ácido salicílico e buchas suaves, lembrando que essa etapa deve ser gentil com a pele.
 
Recupere-se
Logo após a depilação, é normal que a pele fique irritada e sensível, mas há como minimizar esses efeitos. Evite abafar a região ou usar roupas muito apertadas e, assim que possível, faça compressas de água fria e leite (não o integral). Essa mistura ajuda a acalmar a pele por causa da temperatura e do ácido láctico. Também é interessante passar um bálsamo de aloe vera.
 
Mantenha o bom resultado por mais tempo
Nos dias entre sessões - e principalmente logo que os pelos começam a nascer - é possível que alguns pelos encravados apareçam e que a pele fique pipocada. Evite esse efeito com esfoliações leves e com produtos que contenham ácido salicílico, que remove as camadas superficiais da pele e facilita que o pelo nasça sem obstáculos. É importante que a região receba cuidados diários para evitar a obstrução dos poros.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »