06/12/2017 às 16h32min - Atualizada em 06/12/2017 às 16h32min

Queda de cabelo: dermatologista esclarece as principais dúvidas

O que pode causar a queda de cabelo? Quais tratamentos são indicados? A dermatologista Karla Assed responde a essas e mais questões

revistamarieclaire.globo.com
A queda de cabelo é um problema comum e uma das grandes queixas dos pacientes em clínicas dermatológicas. A dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, explica que há várias causas, desde a génetica até má alimentação.
 
Na sua clínica, no Rio, ela usa uma nova tecnologia, chamada Bulge, para combater a queda de cabelo e calvície feminina. O equipamento realiza uma tomografia completa dos fios, para diagnóstico e tratamento precisos. Além da calvície, o aparelho é usado para outros problemas, como rarefação, afinamento e demora no crescimento. Abaixo, a dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre queda de cabelo.
 
Quais são as principais causas da queda de cabelo?
Pode ser genética, pela oleosidade do couro cabeludo, estresse ou doenças sistêmicas como anemias e alteração na tireoide.
 
Como saber que a queda de cabelo está além do normal?
Existem alguns indícios que demonstram quando se tem uma queda não mais normal, como a queda de mais de 100 fios por dia, a presença de rarefação capilar e fios de cabelo no travesseiro.
 
A quebra do cabelo é um ponto determinante para que o cabelo não cresça?
Depende. A queda de um fio do couro cabeludo não impede que os outros fios continuem crescendo, o que vai mudar é o volume dos cabelos. Já se houver a quebra dos fios, ocorre então a demora no crescimento.
 
Que alimentos são importantes para que o cabelo não caia e cresça de forma saudável? 
Alimentos que suprem a deficiência de ferro e vitaminas, como óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.
 
Quais tratamentos são indicados para a queda de cabelo?
Existem vários tratamentos para queda de cabelo, mas o mais importante é identificar a causa principal da queda, que tem uma série de características próprias que ajudam na investigação para chegar ao diagnóstico. O tratamento pode ser por uso de medicamentos tópicos e/ou oral  para estimular o crescimento e diminuir a queda ou uso de laser  para estimular o nascimento e/ou crescimento dos fios.
 
Esfoliar e/ou massagear o couro cabeludo ajuda no crescimento?
Sim, a esfoliação deixa o couro cabeludo mais limpo e diminui a oleosidade.
 
Qual a média normal de crescimento de cabelo por mês?
Calcula-se que o cabelo cresça, em média, 1 milímetro a cada três dias, o que dá cerca de 1 centímetro ao mês.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »