05/12/2017 às 15h42min - Atualizada em 05/12/2017 às 15h42min

Conselheiro Mairinck comemora 56 anos de emancipação política

Isaele Machado - JCN
Divulgação
No último domingo (03) a cidade de Conselheiro Mairinck completou 56 anos de emancipação política.
O aniversário da cidade contou com uma ampla programação de festividades, já na sexta-feira (01) começaram as comemorações com o 1°Festacom – Festival de Talentos, no sábado (02) aconteceu a grandiosa “Noite gospel” e no Domingo (03) o grande desfile contando com diversas entidades religiosas, escolas municipais, funcionários da prefeitura e demais cidadãos.
O Prefeito Alex Domingues agradeceu a todos que participaram das festividades e ficou maravilhado com a ampla dedicação. “É uma honra para mim, mairinquense nato, registrar os três dias de festa que marcaram o 56º Aniversário de Conselheiro Mairinck, o coração se enche de alegria. Muito obrigado pela oportunidade!”, destacou.
As primeiras notícias que se têm acerca da região vem do ano de 1865, quando o major Tomás Pereira da Silva adquiriu grande área de terras às margens do Rio das Cinzas. Iniciava-se aí a tomada definitiva de posse na região. O município originou-se do riacho, que mais tarde recebeu o nome de Ribeirão do Patrimônio. A denominação do povoado foi dada em 1925, período em que chegou ao lugar D. Maria de Souza, uma senhora viúva e de idade avançada, que trouxe junto seu filho João de Souza. Esta família ocupou terras que eram de propriedade do Conselheiro Francisco de Paula Mairinck.
D. Maria ergueu o primeiro rancho, que se tornou o marco inicial da povoação. Em pouco tempo chegaram Antonio Valério, Maria José Paranhos Mairinck, Francisco Natel de Carvalho, Inácio da Cruz, Pedro Sebastião, Vitório Rodrigues Daniel, Francisco Rodrigues de Siqueira, Lourenço Nunes, Domingos Ferreira de Quadros, Vitório Correia, Antonio Moreira e José Olímpio, muitos vinham com seus familiares e se lançavam ao trabalho, tanto no comércio quanto na agricultura.
Na ocasião em que foram lançados os fundamentos para a povoação, o território estava jurisdicionado ao município de Tomazina, mas, passou ao município de Japira no dia 14 de novembro de 1951, através da Lei nº 790, esta mesma lei criou o Distrito Administrativo, porém com denominação alterada para Conselheiro Mairinck.
Com a emancipação política do município de Jaboti, em 1954, o distrito de Conselheiro Mairinck passou a fazer parte de seu território. Em 25 de julho de 1961, pela Lei Estadual nº 4.245 foi criado o município de Conselheiro Mairinck, com território desmembrado do município de Jaboti. A instalação oficial ocorreu no 3 de dezembro de 1961, com a posse do primeiro prefeito municipal eleito, Sr. José Feliciano Santana.
 
Aspectos religiosos
A quase totalidade dos municípios professa a Religião Católica Apostólica Romana. A Igreja Matriz é a Paróquia Sagrado Coração de Jesus que foi fundada em 21 de agosto de 1966; O Vigário Cônego Henrique Bergmann, de nacionalidade alemã, que assumiu a paróquia e demoliu a velha Igreja de Madeira, cuja derrubada teve início em 20 de junho de 1969 e, no mesmo lugar fez a Igreja nova. Construiu a Casa Paroquial, uma das melhores da Diocese de Jacarezinho. Também construiu um amplo Salão Paroquial. Organizou a Sociedade de Bem–Estar-Social de Conselheiro Mairinck; desenvolveu a catequese na Matriz. Conta com uma creche que atende as camadas carentes da população, com o Movimento Bem-Estar-Social – MOBES; através da Cáritas dinamizou a vida das associações religiosas: Marianos, Filhas de Maria, promoveu o Cursilho de Cristandade, Apostolado da Oração e o Movimento de Jovens. Conta com vários ministros da Eucaristia e Catequistas. A capela ao início povoação era praticamente atendida pelos Padres Capuchinhos de Tomazina. Encontramos no município outras Igrejas Evangélicas, tais como: Igreja do Avivamento Bíblico, Congregação Cristã no Brasil, Assembleia de Deus e Igreja Pentecostal Deus e Amor.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »