23/11/2017 às 15h39min - Atualizada em 23/11/2017 às 15h39min

Para emagrecer, coma! Parece estranho, mas funciona

nutricaosemneura.blogosfera.uol.com.br - Sophie Deram
A vida toda você ouviu que para emagrecer é preciso comer menos, menos, menos. Mas a verdade é que comendo menos, você corre o risco de engordar. Vou te explicar.
 
Quando digo “para emagrecer, coma”, me refiro a comer melhor, não menos. Comer sem culpa, com prazer, respeitando o corpo e a parte psicológica de se sentir satisfeito. Comer alimentos de qualidade, com variedade. Dessa forma, consequentemente, você vai comer menos!
 
O corpo não é simples, e sim, uma máquina viva, com um sistema biológico extremamente complexo que até hoje a ciência não conseguiu entender completamente. O homem se acha super-poderoso, como se fosse capaz de controlar a natureza.
 
Ele coloca regras muito rígidas de como a gente deveria lidar com a comida sem considerar o corpo como um todo. Precisamos respeitar nossa fome física e psicológica.
 
#Coma melhor, não menos
Mais importante do que quantidade é qualidade. Nosso corpo gosta de variedade. A partir do momento que você fornece uma grande amplitude de sabores, temperos e nutrientes, se sente mais saciado.
 
Então como isso seria na prática? Comendo comida fresca, caseira, saborosa, ou seja, comida de verdade. Não sou contra o consumo de industrializados, mas o ideal é que eles tenham uma presença menor na alimentação, que sejam mais ocasionais.
 
Isso reflete diretamente na nossa saciedade: se você faz as refeições principais (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) certamente vai sentir menos fome nos intervalos.
 
Aqui vale lembrar também a importância da rotina: nosso organismo gosta disso! Com um pouco de planejamento e organização, é possível se alimentar bem.
 
#Coma de tudo, mas não tudo
Como dito anteriormente, você pode comer de tudo, até mesmo produtos industrializados. Mas não tudo! O segredo é passar a comer as coisas com prazer, sem culpa e sem gula. Prestando atenção no momento, com atenção, mastigando devagar. Assim você dá tempo do seu cérebro processar o que está acontecendo e, com isso, vai se sentir satisfeito mais cedo.
 
Comer é uma delícia! Não banalize este momento comendo “por comer” ou sem prestar atenção ao que está levando à boca.
 
Você sabe a hora de parar?
Essa é a chave de ouro Acho interessante falar aqui sobre saciedade, que é um parâmetro importante que pode ajudar a manter uma alimentação equilibrada e, por consequência, um peso saudável.
 
Quando você faz as pazes com a comida, e se permite comer, você respeita seu apetite e ele “grita” menos. Aí, você sente a chegada da saciedade mais cedo.
 
Comendo melhor, acaba comendo menos.
 
Confie no seu corpo! Você sabia fazer isso muito bem quando era um bebê, mas aos poucos perdeu essa habilidade.
 
Dieta só aumenta a fome
Se você faz dieta restritiva para emagrecer, só vai ter mais fome. Se você faz uma dieta com calorias muito reduzidas, ou alguma daquelas que cortam grupos alimentares inteiros, seu cérebro vai mandar sinais mais intensos de fome para alertar que está faltando energia.
 
 Isso acontece simplesmente porque o corpo está recebendo menos comida do que está pedindo e isso mexe com seu metabolismo aumentando o apetite e diminuindo o gasto de energia – ele passa a armazenar.
 
Esta sensação de fome eterna contribui para que a pessoa, mais cedo ou mais tarde, “chute o balde”, e coma mais do que precisa. Pode reparar: quem vive de dieta geralmente sofre de efeito sanfona, ou seja, fica no “engorda-e-emagrece” eterno. Porque está sempre alternando entre ciclos de exagero total ou privação extrema. Acredite, isso não é bom nem para o corpo e nem para a sua cabeça.
 
É possível sim comer de tudo, de forma moderada, e manter um peso saudável. Fazendo as pazes com a comida, sem separar alimentos que “engordam” e “emagrecem”. Sem sofrimento.
 
Se você faz uma dieta restritiva por problemas de saúde, sempre consulte seu médico antes de modificar algo na sua alimentação. E se você se sente muito perdido, busque ajuda psicológica ou de um nutricionista. Vamos voltar a comer com prazer!
 
Bon appétit!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »