22/11/2017 às 11h29min - Atualizada em 22/11/2017 às 11h29min

Sociedade Brasileira de Pediatria lança guia de proteção solar

De acordo com documento, a população não aplica corretamente o uso dos filtros solares

revistacrescer.globo.com - Andressa Simonini
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de lançar um Guia de Fotoproteção para a criança e o adolescente. O documento faz um alerta: a população não aplica corretamente os protetores solares. No Brasil, os raios ultravioletas têm níveis elevados de radiação, mesmo em centros urbanos (onde há mais sombra por conta das construções). Por isso, veja como proteger seu filho da maneira certa, de acordo com a SBP:
 
- Antes dos 6 meses, o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol. A partir dessa idade, a exposição é recomendada apenas antes das 10h e depois das 16h. Programe-se para não andar na rua nesses horários;
 
- Aposte em roupas, bonés e óculos com proteção UV (procure a indicação na etiqueta). Mas peças normais também protegem: as feitas em nylon, seda e poliéster possuem maior fator de proteção solar (FPS) do que as de algodão, a viscose, o rayon e o linho. Vale ressaltar que as roupas molhadas perdem metade do FPS!
 
- Os vidros dos carros com películas podem proteger até 99% dos raios UV;
 
- Você é o espelho do seu filho em casa. Portanto, dê o exemplo e use protetor solar todos os dias. Além disso, estimule o pequeno a brincar na sombra, tanto em casa quanto na escola.
 
Como usar o filtro solar do jeito certo
- O uso do protetor solar deve ser diário, mesmo em áreas urbana e em dias nublados, sempre aplicados 20 minutos antes da exposição ao sol. Se houver uma imersão da criança na água, reaplique.
 
- Filtros solares físicos (feitos apenas com ingredientes naturais): são mais grossos e difíceis de espalhar, mas são os mais indicados para crianças dos 6 meses aos 2 anos. Os filtros inorgânicos têm menor chance de causar alergias, além de alta resistência à agua.
 
- Filtros solares químicos: são recomendados para crianças maiores de 2 anos, desde que validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Mas, nesse caso, como o produto necessita de 20 minutos para que sua ação seja completamente efetiva, é preciso aplicá-lo antes de sair de casa.
 
- O FPS acima do 30 realmente não tem muita diferença no aumento do percentual de filtração da radiação, se a criança ficará ao sol por apenas algumas horas. Porém, considerando que o acúmulo de danos à pele até os 18 anos pode ser prejudicial, produtos com FPS maiores podem ser benéficos a longo prazo.
 
Na escola
A SBP também faz recomendações às instituições escolares, até porque as crianças passam pelo menos a metade do dia na escola. Por isso, o ideal é que adotem uniformes adequados e não façam atividades ao ar livre com os alunos em horários inadequados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »