20/10/2017 às 15h04min - Atualizada em 20/10/2017 às 15h04min

Conheça Janete Vaz, a co-fundadora da melhor empresa para mulher trabalhar

estilo.uol.com.br - Daniela Carasco
A bioquímica goiana Janete Vaz, 63 anos, transformou o sonho de sua mãe em um negócio milionário. O desejo de ter uma farmácia de bairro virou, nas mãos da filha, uma rede de 225 laboratórios de saúde, espalhados por 22 cidades brasileiras. Janete é co-fundadora do Laboratório Sabin, que fatura R$ 700 milhões anuais e emprega 4 mil funcionários - 77% deles, mulheres.
 
Referência quando o assunto é gestão de pessoas, Janete diz que faz questão de tratar os subordinados como se fossem um de seus filhos. A maternidade, aliás, também é seu motivo de orgulho, mas não sem antes ter rendido uma culpa provocada pela ausência das 18 horas diárias de trabalho -- tudo tratado na terapia. Ao longo dos últimos 33 anos, ela teve sua capacidade questionada e seu sucesso vinculado à figura do ex-marido. Hoje, comemora ter transformado sua empresa na melhor para mulheres trabalharem.
 
A caminhada de Janete
 
23 anos: se formou em Bioquímica, na Universidade Federal do Goiás, e se mudou para Brasília
30 anos: alugou uma sala em um edifício comercial e fundou o Laboratório Sabin
60 anos: deixou o cargo de presidente da empresa, assumido por uma superintendente contemplada pelo plano de carreira da instituição, e virou conselheira
63 anos: recebeu em nome do Laboratório Sabin o prêmio Good Place to Work Mulher
 
Biografia rápida de Janete
Nascida na cidade de Anápolis, em Goiás, Janete sempre sonhou em conquistar seu próprio espaço profissional, ensinamento do pai fazendeiro. Aos 23 anos, se casou, graduou e mudou para Brasília, onde sua carreira de fato começou. Empreendedora nata, abriu mão da estabilidade de um cargo público no Hospital Regional de Taguatinga, onde foi promovida à chefia já no primeiro ano, para abrir seu primeiro laboratório com uma colega de profissão, a sócia Sandra Costa. Nos primeiros 15 anos de trabalho duro, também deu à luz seus três filhos. Por eles, decidiu que precisava vencer na vida. Em 33 anos de dedicação, foi alçada ao posto de uma das CEOs mais respeitadas do país. Ao lado das amigas Luiza Helena Trajano, Sônia Ress e Chieko Aoki lançou, em 2013, o grupo Mulheres do Brasil. Por meio de ações propositivas, elas querem construir um país melhor, que permita o aumento da presença feminina nos mais variados setores. Assediada para lançar candidatura em 2018, Janete descarta qualquer pretensão em assumir cargos políticos, mas pede que nas próximas eleições mais mulheres sejam eleitas.
 
Quem ela impacta
Mais de 3 mil funcionárias mulheres, que têm como garantia estabilidade na gravidez, além de plano de carreira garantido.
 
Entre os maiores feitos de Janete está o de ter transformado sua empresa em um espaço acolhedor principalmente às funcionárias. Ela comemora cada uma das gestações - em 2016, foram 160 --, garante estabilidade por meio do plano de carreira, dá bonificações por tempo de casa, capacita todas para que assumam cargos de gestão -- 75% dos líderes são mulheres -- e acolhe cada uma delas com muito zelo. Guarda na memória as noites passadas no hospital, no lugar de uma técnica de laboratório, cuja filha estava em tratamento de câncer, para que ela pudesse ir para casa e descansar.
 
“Quando minha empresa cresceu, tentaram achar um dono para ela. A todos que achavam que um negócio bem-sucedido precisa ter um homem à sua frente, provamos que as mulheres também têm capacidade e precisam ser mais reconhecidas”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »