17/10/2017 às 11h28min - Atualizada em 17/10/2017 às 11h28min

Museu Histórico de Siqueira completou 25 anos

Isaele Machado - JCN
Divulgação Museu Histórico de Siqueira Campos
Durante a semana de comemoração de aniversario do município de Siqueira Campos, ocorreu também o jubileu de prata (25 anos) do Museu Histórico de Siqueira Campos, dia 21 de setembro de 2017, já no dia 23 Siqueira Campos completou 97 anos.
No evento que ocorreu no museu comemorando o jubileu foi feito lançamento da agenda comemorativa aos 25 anos. Compareceram autoridades e personalidades locais, bem como diretores e professores de escolas, comerciantes, empresários, estudantes, entre outros.
O Diretor do Departamento Municipal de Cultura de Siqueira Campos – Arnaldo Ribeiro Luska, na ocasião fez um breve relato histórico sobre o museu e sorteou várias agendas no intuito de proporcionar um conhecimento mais amplo sobre a historia da referida instituição e também deixar como lembrança de uso contínuo de modo que a pessoa esteja sempre interagindo com a historia. “ É com muita satisfação e alegria que realizamos este evento comemorativo aos 25 anos do nosso Museu Histórico. Lembrando principalmente que a construção do museu ocorreu de forma coletiva, mas deve-se ressaltar quem iniciou todo esse processo, sendo a ex-diretora da Educação Lucia Barcelar, Evanir Draghi, e demais personalidades que viveram a época de ouro nosso município”, destacou.
Com a colaboração de pessoas importantes como as citadas foi possível reunir objetos e fragmentos históricos de nosso município que dentro do contexto histórico e cultural criado por Joaquim Vicente de Souza ex-patrono do museu que propiciou para que se criasse o Museu Histórico de Siqueira Campos. “ Sem contexto histórico os objetos e fragmentos não passariam de relíquias, ficariam sem vida, como um pássaro empalhado, por isso a importância do trabalho de Joaquim Vicente de Souza”.
Segundo Diretor Joaquim Vicente resgatou, preservou e construiu a historia de Siqueira Campos, dedicando-se a vida toda.
Para finalizar o Diretor parabenizou principalmente a comunidade que correspondeu e continua correspondendo com a preservação e construção do museu. “ Um museu vive em constante construção, retrata e conta a historia e evolução da nossa terra e do nosso povo, costumes, crenças, tradições, entre outros”, acrescentou
Na próxima matéria, o JCN trará detalhes sobre as salas temáticas do museu, bem como a história de Joaquim Vicente de Souza.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »