11/10/2017 às 07h40min - Atualizada em 11/10/2017 às 07h40min

Estudante vai representar o Paraná no programa Jovem Senador

Cerimônia de posse será dia 28 de novembro, no plenário do Senado. Paranaense vai se reunir com outros 26 alunos, um de cada unidade da federação, para simular o exercício da atividade parlamentar

AEN Paraná

Vitória Carolina de Almeida, 17 anos, do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual 14 de Dezembro, do município de Alvorada do Sul (na região Norte do Estado) será a representante paranaense na 10° edição do concurso de redação do Senado. O mandato da jovem senadora será entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, em Brasília (DF). A cerimônia de posse será no dia 28 de novembro, no plenário da Casa.

O anúncio dos selecionados foi feito pelo presidente do Senado, senador Eunício Oliveira, no dia 4 deste mês. O projeto Jovem Senador possibilita a jovens brasileiros a experiência da vida parlamentar, educação política, além do exercício da cidadania e democracia participativa.

Vitória vai se reunir com outros 26 estudantes, um de cada unidade da federação, para simular o exercício da atividade parlamentar. “A expectativa é grande porque o conhecimento que temos da vida política é superficial, e essa experiência vai possibilitar conhecer um pouco mais de como é feita a política em nosso país”, disse a estudante.

A proposta de redação do concurso foi “Brasil plural: para falar de intolerância”. “Decidi participar porque é um tema que chama minha atenção devido o aumento de casos de intolerância em nossa sociedade nos últimos anos”, afirmou Vitória, que participou pela primeira vez do concurso.

Para produzir a redação foi necessária muita pesquisa em livros, internet, grupos de estudo e debates em sala de aula com professores e colegas. “Sempre que tinha um tempo livre eu aproveitava para pesquisar e aprofundar meus conhecimentos sobre o tema”, disse ela. As novas informações eram anotadas em um caderno. A pesquisa foi orientada pela professora Maria do Livramento Machado Santoro.

A dissertação produzida por Vitória, “No meu Caminho Tinha uma Pedra”, é uma referência ao poema de Carlos Drummond de Andrade (No meio do caminho). O trabalho faz um recorte do conceito de modernidade líquida do filósofo polonês Zygmunt Bauman e casos recentes de intolerância presenciados na sociedade.

FUTURO - Vitória destacou a importância da participação dos jovens na política. “Quem vai cuidar do Brasil no futuro são os jovens. Por isso é importante termos mais embasamento e participação na política para conhecer como funciona a democracia e o processo político em nosso país”, disse.

JOVEM SENADOR – O programa Jovem Senador reúne 27 alunos, um de cada unidade da federação, para simular a atividade parlamentar durante uma semana, dentro do Senado. A legislatura jovem inicia após a eleição da Mesa Jovem e encerra com a aprovação e publicação no Diário do Senado Federal dos projetos criados pelos jovens parlamentares. Nas últimas seis edições do programa, 45 sugestões foram encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, das quais 37 viraram projetos de lei.

O Jovem Senador é uma parceria do Senado com o Ministério da Educação e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed),além do apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »