25/09/2017 às 17h32min - Atualizada em 25/09/2017 às 17h32min

Cornélio Procópio se prepara para comemorar o Outubro Rosa

Vários eventos marcarão o mês que é conhecido por ser dedicado à saúde da mulher

Regiane Romão
Em comemoração ao mês dedicado à saúde da Mulher, o “Outubro Rosa”, as secretárias de Ação Social, Educação, Saúde discutiram com o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche as atividades que serão oferecidas para a população no próximo mês.
De acordo com o prefeito, a Festa das Crianças e o Outubro Rosa são as principais atividades previstas para o mês de outubro no município.
Representantes das Secretarias e do gabinete discutiram a programação que deverá movimentar todos os bairros da cidade e o Distrito de Congonhas.
A integração das Secretarias e Diretorias envolvidas nos eventos deverá proporcionar momentos de lazer, entretenimento e saúde para toda a população.
Serão realizadas, caminhada, panfletagem, orientações, palestras, teatro, testes e festa para as crianças no Parque de Exposições Arthur Hofig, “Nossa intenção é proporcionar uma série de atividades voltadas para o atendimento à Saúde, as crianças e as pessoas da Melhor Idade. Os Postos de Saúde do Vitor Dantas, Vila Santa Terezinha, Caic, Distrito de Congonhas e UBS Central desenvolverão uma série de atividades em horário especial com a realização de exames, testes e outros serviços”, confirmou a secretária de Ação Social e Primeira Dama, Mary Alcântara Hannouche.
OUTUBRO ROSA
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiram posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »