19/09/2017 às 14h33min - Atualizada em 19/09/2017 às 14h33min

Prefeito Amin Hannouche e primeira-dama Mary Hannouche participam de almoço com os representantes da Melhor Idade

O evento serviu para incentivar ainda mais a participação dos procopenses nas atividades propostas pelo município

Regiane Romão
A diretora do programa para Melhor Idade de Cornélio Procópio, Juliana Rigon Alcântara e a Coordenadora do Ceconti – Centro de Convivência da Terceira Idade, Valdirene Barbosa, convidaram na última semana a primeira-dama de Cornélio Procópio e secretária de Ação Social, Mary Hannouche e o prefeito Amin Hannouche para um almoço com os integrantes da Melhor Idade Procopense.
O evento aconteceu na sede social da entidade.
Para a diretora do projeto, Juliana a visita do prefeito e da primeira-dama foi para fortalecer ainda mais a integração dos participantes.   “Estes eventos contribuem sobremaneira para manter as relações de cordialidade reiniciadas a partir da posse do prefeito Amin Hannouche e da Secretária de Ação Social, Mary Alcântara com os integrantes da Melhor Idade”.
A primeira-dama e secretária de Ação Social, Mary Hannouche ressaltou a importância da elaboração de atividades e projetos para os representantes da Melhor Idade. “É preciso que as pessoas integrem e participem de diversas atividades a fim de promover uma melhor qualidade de vida”.
Já o prefeito Amin Hannouche afirmou que a prefeitura sempre incentivará essas atividades e que dará o apoio necessário para que o grupo continue realizando suas atividades.
Benefícios da Atividade Física na Melhor Idade
Com o avançar da idade, o nosso organismo passa a ter necessidades especiais. É necessário que a atividade física seja adaptada à fase da vida, sendo assim, a prática de atividades físicas é essencial.
A atividade física na Melhor Idade ajuda a prevenir e a combater doenças como a hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, problemas de coração e pulmões.
Fortalece o sistema muscular, diminuindo o risco de quedas e facilitando os movimentos dos braços, pernas e tronco.
Contribui para o aumento do apetite e reduz as dores.
Numa fase inicial, e para quem não está habituado à prática de exercício físico, recomendam-se atividades de baixo impacto, como as caminhadas, natação ou hidroginástica.
As caminhadas, para além de promoverem a interação social, ajudam a fortalecer os músculos e articulações, e melhoram o ritmo cardíaco.
Recomenda-se a utilização de calçado confortável e a realização de alongamentos antes e depois da cada caminhada.
A natação é um dos exercícios mais completos em qualquer idade. A partir dos 60 anos os seus benefícios passam pela prevenção de lesões, o alívio das dores causadas pela artrite, o alongamento e fortalecimento dos músculos e articulações. Para, além disso, ajuda a evitar a perda de massa óssea.
Na hidroginástica todos os músculos são ativados e exercitados. Esta atividade melhora o ritmo cardíaco, alivia as dores e desenvolve a força e resistência, de um modo geral.
Andar de bicicleta é outra atividade que traz bastantes benefícios. Entre eles, contribui para a diminuição da pressão arterial, para o alívio das dores e para o fortalecimento das articulações, sobretudo as dos joelhos, tornozelos e ancas.
Nesta fase da vida recomenda-se a prática de atividade física, pelo menos, três vezes por semana, e sob aconselhamento médico.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »